O que é barroco?
Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
O que é o Barroco definição
Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
Quais as 4 principais características do Barroco
Características do Barroco
- Arte rebuscada e exagerada;
- Valorização do detalhe;
- Dualismo e contradições;
- Obscuridade, complexidade e sensualismo;
- Barroco literário: cultismo e conceptismo.
O que não é característica do Barroco
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
Quais são os estilos do Barroco
Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601. No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo".
Qual a visão do homem Barroco
O homem barroco assume consciência integral no que se refere à fugacidade da vida humana (efemeridade): o tempo, veloz e avassalador, tudo destrói em sua passagem.
Quais são os sete artistas brasileiros da arte barroca
7 artistas brasileiros de arte barroca que você precisa conhecer
- Aleijadinho. Estátua do Aleijadinho. ...
- Mestre Ataíde. A Ultima Ceia, 1828. ...
- José Joaquim da Rocha. ...
- Eusébio de Matos e Guerra. ...
- Jesuíno do Monte Carmelo. ...
- José Teófilo de Jesus. ...
- Agostinho de Jesus.
Qual a maior figura do barroco no Brasil na poesia
Já o maior representante da poesia barroca no Brasil é Gregório de Matos (1636-1696), que não publicou livros em vida|1|, apesar de o autor ser bem conhecido e comentado em sua época — principalmente por causa de sua poesia satírica —, devido aos manuscritos compartilhados entre seus leitores de então.
O que o barroco trouxe para o Brasil
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Qual é a linguagem do Barroco
A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.
Qual a principal figura de linguagem do Barroco
Na literatura, o barroco é marcado pelo rebuscamento das palavras. Nesse sentido, era muito comum o uso figuras de linguagem como hipérbatos (inversões sintáticas), hipérboles (exagero), antíteses e paradoxos. O indivíduo seiscentista vivia em duelo constante entre, por exemplo, o pecado e o perdão.
Qual era o tema principal da poesia barroca
Escola literária, arquitetônica e artística em voga no século XVII, o barroco valorizava o excesso e pautava-se nas contradições e dualidades da alma humana. Luís de Gôngora y Argote, o poeta responsável por criar o gongorismo na poesia barroca.
Qual é a característica do Barroco
As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.
O que é o dualismo do Barroco
» Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte.
O que antecedeu o Barroco
Quinhentismo/Classicismo (século XVI)
Quem foi o maior artista da arte barroca
A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610).