O que é autonomia?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Autonomia é um conceito encontrado na moral, na política, na filosofia e na bioética. É a capacidade de um indivíduo racional de tomar uma decisão não forçada baseada nas informações disponíveis.

A autonomia refere-se à capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que ela julga ser o melhor para si. Por isso, pressupõe que a pessoa é livre para fazer suas escolhas pessoais desde que suficientemente esclarecida.

Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência.

Características da autonomia
A autonomia remete a autossuficiência e ela está relacionada com o fato de uma pessoa conseguir solucionar problemas por si só, sabendo como gerenciar diferentes aspectos para isso. Essa pessoa consegue fazer uso das informações que possui em mãos e decidir os passos que deve tomar.

A autonomia é aqui entendida como a capacidade do sujeito decidir e agir por si mesmo, com o pressuposto de que o desenvolvimento e a aquisição desta habilidade sofrem a influência do contexto em que o jovem se desenvolve.

Autonomia, portanto, significa ter a opção de buscar fazer por conta própria. Assim, um trabalhador com mais autonomia é aquele que, a partir da cultura organizacional e dos parâmetros estipulados para a sua área de atuação, tem um pouco mais de liberdade para tomar determinadas ações.

A autonomia é uma das tendências mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. Ela se refere à capacidade de um profissional realizar suas tarefas de maneira independente, com a possibilidade de tomar decisões e agir a partir das suas habilidades e experiências.

Período em que um dispositivo funciona sem reabastecimento: 4 duração, durabilidade, extensão, existência, permanência.

A autonomia no processo de ensino e aprendizagem refere-se à participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento, para se tornarem protagonistas do seu projeto de vida.

O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida.

AUTONOMIA seria a capacidade de gerenciar-se, tomar decisões e planejar seus objetivos. Tem relação direta com a aptidão mental da pessoa. INDEPENDÊNCIA – capacidade de fazer suas atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de terceiros. Tem relação com a habilidade física.

Resiliência, autoconfiança, criticidade, resolução de conflitos, criatividade, comunicação eficiente e construção de relações saudáveis ao longo da vida são alguns dos inúmeros benefícios de trabalhar a autonomia desde a infância. Veja em mais detalhes a seguir.

O que é Autônoma:
Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. Pode ser uma trabalhadora autônoma, alguém que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa. A palavra autônoma é o feminino de autônomo. Veja também: autonomia.

Os significados trazidos nos relatos conformam a necessidade de autonomia cujo significado relaciona-se à mulher como sujeito na tomada de decisões no âmbito das práticas em saúde, assim como a necessidade de instrumentalização para lidar com os conflitos de maneira a se fortalecer para o manejo do modo de andar a vida ...

Incentiva a construção de um pensamento crítico. Aumenta a independência emocional. Constrói autoestima. Colabora no desenvolvimento do corpo e da mente.