O que é autobiografia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Uma autobiografia é um relato autoescrito da própria vida.

Como o próprio nome sugere, a autobiografia é a biografia que alguém escreve sobre si própria. Ou seja, em primeira pessoa do singular. A biografia, por outro lado, é escrita por uma pessoa sobre a vida de alguém. Então, é escrita em terceira pessoa do singular.

Autobiografia: é um gênero literário em que uma pessoa narra a história da sua vida, trata-se de uma biografia escrita ou narrada pela pessoa biografada. Pode ser tanto em prosa como em verso, que consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo.

A autobiografia é um tipo de gênero literário que constitui uma narrativa de caráter pessoal e o seu traço mais significativo é a inserção do próprio escritor como personagem principal.

O texto pode ser escrito em 1ª pessoa, a autobiografia, ou em 3ª pessoa, a biografia. Sua estrutura inicia com a apresentação do biografado, seguida dos relatos cronológicos de sua vida e, por fim, uma conclusão que traz o seu legado ou sua condição de vida atual.

Jean-Jacques Rousseau

RESUMO: Reconhece-se geralmente que as Confissões (1764-1770) de Jean-Jacques Rousseau inauguram a forma moderna do gênero autobiográfico.

Diferença entre biografia e autobiografia
O que diferencia a biografia e autobiografia é o narrador. A biografia é escrita na terceira pessoa, ou seja, por um narrador que não participa dos fatos contados. A autobiografia é escrita na primeira pessoa, ou seja, a pessoa escreve sobre a vida dela mesma.

Através dele podemos conhecer melhor nosso aluno, entendendo o perfil do público em questão. Além disso, a autobiografia proporciona ao aluno um melhor conhecimento de si próprio, o que facilita o conhecimento do mundo.

Colocamos em uma biografia dados importantes sobre a vida da pessoa de quem estamos falando. AUTO = a si mesmo. Autobiografia é um relato retrospectivo que a própria pessoa faz de sua vida, ou seja, o autor-narrador- personagem tem um papel de destaque nos acontecimentos do passado e do presente.

No gênero autobiografia, o autor narra na primeira pessoa do singular ou do plural (Eu/Nós) acontecimentos que seleciona da sua própria vida, em geral, com o objetivo de caracterizar sua personalidade. COMECE a escrever sua autobiografia pesquisando sua própria vida.

Uma biografia é a história da vida de uma pessoa, narrada por meio de um texto. Um exemplo de biografia é o livro de Michelle Obama, cujo título é Minha história. Trata-se de uma autobiografia, pois foi escrita pela própria Michelle. Outro grande exemplo é O diário de Anne Frank.

É possível começar falando sobre quem você é hoje e antecipando alguns pontos de forma breve, depois detalhar com mais precisão como tudo aconteceu e como você se sentiu. O tipo de narração é fundamental para dar forma ao livro!

Aqui estão alguns dos elementos que uma biografia curta profissional pode incluir:

  1. Cargo ou local de trabalho;
  2. Diploma universitário e outras qualificações;
  3. Cidade natal ou cidade de residência;
  4. Objetivos pessoais ou profissionais;
  5. Declaração de missão e valores;
  6. Habilidades e conhecimentos;
  7. Interesses e hobbies.

"Auto" é o prefixo, cujo significado é "de si próprio". "Bio" é o radical, cujo significado é "vida". "Grafia" é o sufixo, cujo significado é "escrita".

As autobiografias podem ser longas, como um livro, ou curtas, como o texto apresentado em uma palestra. As características da autobiografia são: narração da história da vida do próprio autor na sequência dos seus acontecimentos. uso de pronomes pessoais na primeira pessoas, por exemplo: eu, nós, comigo.