O que é arquétipo?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Arquétipo é um conceito que representa o primeiro modelo de algo, protótipo, ou antigas impressões sobre algo. É explorado em diversos campos de estudo, como a filosofia, psicologia e a narratologia.

Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. A mãe, o sábio e o herói são exemplos de arquétipos.

Mais importante do que descobrir o seu arquétipo é aprender a implementá-lo. Tornar o conhecimento teórico em algo impactante para sua marca deve ser o seu alvo. Muitas pessoas têm encontrado nosso teste depois de digitar no Google “Como Descobrir meu Arquétipo”.

Arquétipos são como impressões que as pessoas, inconscientemente, possuem a respeito de algo ou alguém e que influenciam sonhos, fantasias e até o seu comportamento. São “personagens” que sintetizam os principais tipos de pessoas, se é que é possível simplificar algo tão complexo quanto os seres humanos.

Afinal, o que é arquétipo feminino? Arquétipo nada mais é do que um “modelo original”, uma espécie de representação primária. E nós, como seres humanos, representamos o tempo todo, somos capazes de representar nossa relação com o mundo, com o outro e com nós mesmos.

Os arquétipos na literatura bíblica
A história dos profetas antigos, em todas as religiões, pressupunha a materialização de imagens arquetípicas, um grande exemplo disto é o oráculo de Isaías, capítulo 6, onde relata a aparição de divindades materializadas (Bíblia Sagrada, 2010).

Arquétipo de Cleópatra
Cleópatra é um dos arquétipos mais conhecidos e utilizados em storytelling. Ela representa o poder feminino, a sedução e a manipulação.

Dentro da mitologia grega, os arquétipos femininos são categorizados em: Virgens, vulneráveis e alquímicas. Descobrir seu arquétipo feminino é o mesmo que conhecer qual a sua deusa interior. Um exemplo de teste de arquétipo feminino é o site: teste das deusas.

O arquétipo do diamante em seu aspecto luz, atua com grande força na vida financeira, limpando energias negativas, trazendo pureza e iluminação. Ele transmite uma energia de maior persistência naquilo que se faz, principalmente na área dos negócios, para aqueles que o possuem.

O Arquétipo da deusa Afrodite nos remete a personificação do amor, da beleza, da atração erótica, da sensualidade, da sexualidade e da vida nova. É a “química” entre os amantes, o desejo irresistível e inexplicável.

O Dr. Jung concluiu que o arquétipo de deus existe desde que o primeiro ser humano, diante do desconhecido e do medo da morte, anunciou que era necessário agradar aos deuses para se prevenir contra as desgraças naturais.