O que é ariranhas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A ariranha, também conhecida popularmente como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metro.

As ariranhas são mamíferos carnívoros de hábitos semiaquáticos que pertencem à família Mustelidae. São animais conhecidos também como onça-d'água e lontra-gigante, e seu nome científico é Pteronura brasiliensis.

De fato, o mamífero, que é parente das lontras, ataca quando se sente ameaçado. Recomenda-se não chegar perto das tocas onde o bicho vive em épocas de reprodução, como a maioria dos outros animais da fauna brasileira. Entretanto, zoólogos reconhecem a ariranha como um animal dócil e que geralmente teme seres humanos.

Ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é um vertebrado pertencente à classe Mammalia que habita ambientes de água doce e sua distribuição ocorre pela América do Sul. A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero carnívoro de corpo alongado, pelagem densa e com várias adaptações à natação.

As ariranhas são animais carnívoros e predadores que estão situados no topo da cadeia alimentar. Elas se alimentam principalmente de peixes, crustáceos e moluscos que encontram nos rios. E, ainda, de pequenos mamíferos, ovos e aves aquáticas.

O nome Ariranha, atribuído ao Município, prende-se à existência de um córrego nas imediações do antigo povoado, onde os fundadores diziam haver muitos animais denominados ariranha, designação indígena de um bicho semelhante à lontra.

Historicamente as ariranhas (Pteronura brasiliensis) ocorriam em todos os biomas brasileiros, exceto na Caatinga. No entanto, a espécie passou a ser extinta na Mata Atlântica: nas bacias do Rio Doce, Itabapoana e outros rios do sudeste e nordeste do Brasil, a espécie não é vista há quase 100 anos.

perigosos do reino animal podendo abater praticamente qualquer outra criatura usando toda a sua agilidade e seus golpes rápidos. esses felinos também costumam atacar de forma sorrateira. o que dificulta qualquer chance de defesa por parte das presas.

A ariranha alimenta-se, principalmente, de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação alguns invertebrados, como moluscos e crustáceos, além de pequenos vertebrados, como alguns mamíferos e aves.

É muito comum confundirmos ariranhas com lontras (Lontra longicaudis). Entretanto, a ariranha é cerca de três vezes maior que a lontra, possui uma cabeça maior e com olhos grandes, além de ser uma espécie social, geralmente avistada em grupos durante o dia.

O número de indivíduos foi drasticamente reduzido em virtude da caça ilegal para retirada da pele e da invasão de seus territórios pelo ser humano. Existem, atualmente, menos de cinco mil animais vivendo em seu habitat natural.