O que é apatia na enfermagem?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo. Na Medicina, a apatia pode ser interpretada um sintoma de que algo não vai bem com o corpo da pessoa, em especial se essa apatia vem associada a algum outro sintoma médico, como febre e dores no corpo, por exemplo.

Apático → Sem vontade ou interesse para efetuar qualquer esforço físico ou mental. Apelo → 1.

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas.

A expressão apatia social está relacionada com falta de vontade de se revoltar ou tomar uma atitude em relação à corrupção política e outros temas que afetam a sociedade. Por exemplo, não vota é uma expressão de apatia social.

A apatia pode ser resultado de questões físicas, como: deficiências nutricionais, anemia, falta de sono de qualidade, problemas de tireoide, infecções, falta de atividades físicas, lesões no cérebro devido a acidentes, uso de drogas, início de quadro de demência (é um sintoma da doença de Alzheimer, por exemplo), mau ...

A apatia expressa uma grande falta de emoção, motivação, pouco ou nenhum entusiasmo, sendo um termo utilizado nas áreas da saúde mental para o estado permanente de indiferença. Nesse quadro, o indivíduo se sente incapaz de responder aos estímulos referentes à vida emocional, social ou até mesmo física.

[ Medicina ] Debilidade ou fraqueza muscular, geralmente causada por doença.

1 indiferente, desinteressado, displicente, impassível, insensível, frio, indolente, inerte, letárgico, desanimado, desapaixonado, blasé, inapetente, tíbio, pusilânime, irresoluto, parado, passivo, preguiçoso, ocioso, nulo.

Apatia (morbidez); Perda significativa de habilidade cognitiva; Baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro. E, mais que isso, é a capacidade de reconhecer como válida a perspectiva do outro, abandonando qualquer tipo de julgamento, por mais difícil que possa parecer.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

É um estado de indiferença, ou a supressão de emoções como excitação, motivação ou paixão. Um indivíduo apático tem uma ausência de interesse ou preocupação com a vida emocional, social, espiritual, filosófica, virtual ou física e com o mundo.

Ter uma rotina bem definida e repetir os mesmos atos todos os dias pode ser uma forma de lidar com a apatia. O vazio de emoções pode surgir da repetição. Então, uma boa ideia é sair ao máximo da rotina sempre que possível.

A ciência define a apatia como uma condição em que o estado emocional é de neutralidade e indiferença, isto é, a ausência de emoção e motivação diante de diferentes situações. Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas.