O que é apatia cerebral?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em conclusão, apatia é a síndrome neuropsiquiátrica mais comum na DA, sendo definida pela perda de motivação e manifestando-se com alterações afetivas (redução da resposta emocional), cognitivas (perda da autocrítica) e comportamentais (retração social).

Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim. A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.

A apatia pode ser resultado de questões físicas, como: deficiências nutricionais, anemia, falta de sono de qualidade, problemas de tireoide, infecções, falta de atividades físicas, lesões no cérebro devido a acidentes, uso de drogas, início de quadro de demência (é um sintoma da doença de Alzheimer, por exemplo), mau ...

A apatia é passível de tratamento, mas as medidas variam de pessoa para pessoa. Ou seja, em quadros severos, pode exigir o uso de medicamentos para alívio dos sintomas. No entanto, o mais comum é que o tratamento seja feito através da psicoterapia.

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo lhe o rótulo de insensível.

Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas. Uma pessoa que sofre dessa condição demonstra dificuldades em expressar suas emoções e falta de estímulo na tomada de decisões.

Sinais e sintomas
Os episódios podem durar algumas horas ou dias, semanas, meses ou, às vezes, anos. Mas em alguns pacientes, os sintomas estão constantemente presentes em uma intensidade inalterável durante anos ou décadas.

1 indiferente, desinteressado, displicente, impassível, insensível, frio, indolente, inerte, letárgico, desanimado, desapaixonado, blasé, inapetente, tíbio, pusilânime, irresoluto, parado, passivo, preguiçoso, ocioso, nulo.

Saia da rotina sempre que possível!
Ter uma rotina bem definida e repetir os mesmos atos todos os dias pode ser uma forma de lidar com a apatia. O vazio de emoções pode surgir da repetição. Então, uma boa ideia é sair ao máximo da rotina sempre que possível.

A apatia expressa uma grande falta de emoção, motivação, pouco ou nenhum entusiasmo, sendo um termo utilizado nas áreas da saúde mental para o estado permanente de indiferença. Nesse quadro, o indivíduo se sente incapaz de responder aos estímulos referentes à vida emocional, social ou até mesmo física.

Depressão atípica é um subtipo de depressão maior ou transtorno distímico que envolve vários sintomas específicos, incluindo aumento do apetite ou ganho de peso, sonolência ou sono excessivo, fadiga marcada ou fraqueza, humores que são fortemente reativos às circunstâncias ambientais, e sentindo-se extremamente ...

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro. E, mais que isso, é a capacidade de reconhecer como válida a perspectiva do outro, abandonando qualquer tipo de julgamento, por mais difícil que possa parecer.