O que é amor platonico?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Amor platônico ou Amor platónico na acepção vulgar, a ligação amorosa entre duas pessoas onde não há qualquer tipo de interesse envolvido; sobretudo interesse sexual.

Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.

O amor platônico está geralmente associado à ideia de um amor inalcançável, impossível. “Essa distância e impossibilidade podem se dar em diferenças de idade, sociais, culturais, por preconceitos, ou simplesmente por uma barreira interna de insegurança e medo de rejeição”, destaca Ceci.

É comum dizer que o “amor platônico” refere-se a uma relação na qual aquele que ama idealiza o outro: a pessoa amada é ideal e, portanto, inatingível. Tamanha é a distância entre o sujeito e o objeto de seu “amor”, que o outro nem fica sabendo que é amado.

Nos casos extremos de amor platônico, a pessoa pode até viver uma relação completa, com começo, meio e fim, sem nunca ter sequer falado com quem pelo qual nutre o sentimento.

Embora essas emoções não tenham de ser necessariamente sexuais, existe um elemento sexual e uma intimidade física que não costumam estar presentes em nenhum outro tipo de amor. Já o platónico envolve profunda afeição, mas nenhuma atração romântica ou sexual.

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.

A princípio, a expressão “Amor platonicus” para referir-se ao amor platônico surgiu no século XV pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino. Nesse contexto, surgiu como sinônimo do amor socrático, caracterizado pelo sentimento centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa.

48 meses

O limite é quando ceder se torna invasivo ou desestrutura a vida de quem está cedendo”. Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses.

A expressão ganhou nova acepção com a publicação da obra de Sir William Davenant, "Platonic Lovers" ("Amantes platônicos" - 1636), onde o poeta inglês baseia-se na concepção de amor original de Platão, do amor como sendo direcionado à Ideia do Bem, que é raiz de todas as virtudes e da Verdade.

Eros - o amor romântico, sexual.

O AMOR SOCRÁTICO
A experiência do amor, tal como descrita por Sócrates no Banquete se caracteriza pelo processo de elevação do particular ao universal, do apego ao sensível ao processo de emancipação rumo plano abstrato-inteligível, em uma lenta gradação mediada pela contemplação do Belo.