O que e absenteismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

O absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.

O que é absenteísmo? Absenteísmo, ou absentismo, significa a falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação. No trabalho, o absenteísmo está relacionado a faltas ou atrasos do colaborador.

Na CLT, é possível ver o absenteísmo como: faltas não justificadas; chegadas e/ou saídas fora do horário previsto; apresentação de atestados médicos na ausência.

Então, todo tipo de falta (exceto férias e folgas previstas) é considerado absenteísmo, como suspensão do funcionário, afastamentos pelo INSS, atestados médicos, faltas legais (como licença maternidade) e por motivos particulares ou não justificados.

Com relação ao trabalho, existem diversas situações que podem ser consideradas absenteísmo. Listamos algumas delas a seguir: Faltas ao trabalho sem justificativa, provocadas, por exemplo, por problemas pessoais. Atrasos no horário de entrada ou retorno do almoço.

Falta de comparecimento num determinado lugar: 1 ausência, sumiço, desaparecimento, desaparição, eclipse, não-comparecimento, absenteísmo, licença, desocupação.

Trazemos a seguir algumas ações que não podem faltar num plano de ação para reduzir o absenteísmo:

  1. Invista em iniciativas de bem-estar e saúde mental.
  2. Desenvolva metas e objetivos adequados.
  3. Crie um ambiente de escuta, confiança e segurança psicológica.
  4. Pense em formas de reconhecimento.
  5. Melhore a comunicação interna.

As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

A formula para calcular o turnover é: (Admissões totais + Demissões totais ÷ 2) ÷ Número total de colaboradores x 100. O resultado é sua taxa de turnover.