O que é aba?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 18 votos

A análise do comportamento aplicada ou análise comportamental aplicada, conhecida por sua sigla em inglês ABA, é aplicação da psicologia comportamental que ficou muito conhecida no Brasil por sua adaptação para o ensino de crianças com transtorno do espectro autista.

A Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, é a ciência de aprendizagem indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as pessoas com desenvolvimento atípico, como o TEA. Assim, quando falamos em terapias para crianças com autismo, essa ciência é frequentemente mencionada.

A sigla ABA significa Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) e é um método de terapia muito eficaz na alteração e instalação de padrões de comportamento. É utilizada por psicólogos que seguem a abordagem Comportamental (Behaviorista), sendo esta uma abordagem científica.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência da aprendizagem que quando utilizada como embasamento para o atendimento de pessoas com transtornos do desenvolvimento como, por exemplo, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), foca em promover o ensino de novas habilidades e a ajudar lidar com comportamentos ...

O ABA pode ser realizado de forma mais clássica, através da técnica de Tentativas Discretas (geralmente na mesinha) ou de forma mais naturalista, como é o Modelo Denver de Intervenção Precoce (link acima) que é indicado para crianças menores, de até 5 anos.

Estabelecer uma rotina, com horários predefinidos para realizar as atividades do dia a dia, como: alimentar-se, higienizar-se, brincar, estudar, assistir televisão etc., pois isso tende a proporcionar mais conforto e segurança para a criança.

Os primeiros estudos da ABA para crianças com TEA, foram desenvolvidos na década de 1960 para apoiar crianças autistas. Hoje, também é usado na terapia para TDAH ou lesões cerebrais traumáticas, porém os Autistas continuam constituindo a maioria dos receptores de ABA.

Método ABA: terapia proposta para tratamento do autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma série de características peculiares que podem ser modificadas de pessoa para pessoa.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.

Coloque cartazes nas paredes da sala de aula com os direcionamentos de cada tarefa e atividade, sempre acompanhadas de ilustrações. Então, quando a criança precisar realizar alguma tarefa ou atividade, direcione a essas programações visuais. E quando o estudante for adolescente, pode ser feita uma lista de tarefas.