O que é a vida?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Vida é uma característica que distingue entidades físicas que têm processos biológicos, como processos de sinalização celular e autossuficiência, daquelas que não têm, seja porque tais funções cessaram, ou porque nunca tiveram tais funções e são classificadas como inanimadas.

É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte . Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa.

A vida, para mim, significa viver, sentir, amar e ser amado por uma pessoa muito especial, que nas horas mais difíceis que a vida me proporcionar possa me entender, compreender e que saiba me fazer feliz.

O sentido da vida na filosofia antiga consiste principalmente da aquisição da felicidade (eudaimonia). Esta era comumente considerada a característica mais elevada e mais desejada.

Mas uma das definições de vida que tem sido muito empregada pelos cientistas é a apresentada pelo Instituto de Astrobiologia da Nasa: “um sistema químico autorreplicativo que evolui como consequência da sua interação com o meio”.

Amar, ajudar e prestar serviços aos demais” foi a resposta da maioria.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

A vida é um delicado equilíbrio entre tomar boas decisões e evitar perigos. A vida é confiar em nossos sentimentos, enfrentar desafios, encontrar felicidade, valorizar as lembranças e aprender com o passado. A vida é tão curta que se a colocar a perder, terminará mais rápido.

Dinheiro, carreira bem-sucedida, sucesso, nada disso dá sentido à vida. Jó, o escritor bíblico, reconhece isso quando diz que sem nada viemos a este mundo e nada levaremos dele. Nossa esperança e sentido de vida encontramos apenas em Deus, em Jesus. Cristo é a verdadeira vida de todas as pessoas.

O mais importante é que existimos porque acreditamos naquilo que fazemos. E importante também é que existimos porque acreditamos que podemos fazer as coisas de uma maneira diferente de como eram feitas antes de nós.

Sócrates aconselhava a levar uma vida refletida, uma vida sem autoexame não deveria ser vivida. Como ser dotado de razão, o humano não deveria viver a esmo. O virtuoso ou sábio ideal, para Sócrates, é o perito na arte de viver. Quem domina esta suposta arte não precisa de sorte para ser bem-sucedido.

Não cabe ao psicólogo dizer ao indivíduo qual o sentido da sua vida. O sentido da vida é único para cada pessoa, muda de acordo com a época e situação de cada um (ou seja, não vai ser o mesmo a sua vida inteira), é concreto (você pode realizar) e acessível a todos.

Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.

A VIDA É MESMO UMA MARAVILHA é um zine de Márcio Júnior que narra as desventuras de um personagem claramente comprometido pelo uso de entorpecentes. Esta pequena pérola em HQ está prestes a ser lançada também na versão desenho animado, produzida pela MMarte.

As três propriedades básicas da vida são: a. variabilidade, reprodutividade e seleção natural.

Encontrar o sentido da existência em uma pessoa, em linha gerais significa: Um indivíduo reconhece o outro como um indivíduo livre e responsável e ambas capacitam-se mutualmente na realização de suas potencialidades.