O que é a ideologia no cotidiano?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

A ideologia do cotidiano é o lugar de onde emergem e se acumulam mudanças, é o lugar da criação ideológica ininterrupta. Ela é mais flexível, é mais móvel, muda mais constantemente do que as ideologias constituídas. Nela, as mudanças sociais podem repercutir mais rapidamente.

Por meio da ideologia a classe dominante busca fazer com que seus interesses e ideias transformem-se nos de todos, dificultando o surgimento de outros contrários aos seus. Desse modo, a elite tende a orientar, de acordo com seus objetivos, a conduta da sociedade e os valores dos indivíduos.

Orienta as ações humanas. Modelam os interesses humanos. Dá sentido à realidade humana. Se utiliza de símbolos e criação mental.

A ideologia é um termo de vários sentidos, podendo ser um estudo do conjunto de ideias ou uma manipulação hegemônica para dominar as pessoas. O termo “ideologia” é polissêmico, ou seja, possui vários sentidos. Essa multiplicidade de sentidos torna difícil a precisa identificação e conceituação da palavra.

Ideologia é um conjunto de princípios que expressam uma determinada visão de mundo. São as ideias que representam um grupo de pessoas com ideias semelhantes sobre sociedade, economia, valores e política. As ideologias também podem representar um tipo de pensamento ou modo de funcionamento de uma época da história.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

Função da ideologia
De acordo com Marx, as ideologias surgem por meio de relações sociais, econômicas e políticas, em contextos de ideias conflitantes, de contradições e contrastes sociais manifestos em desigualdade de recursos, de direitos, de acesso a bens e serviços.

sistema de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo, fundamentando e orientando a forma de agir de uma pessoa ou de um grupo social (partido ou movimento político, grupo religioso, etc.)

Por exemplo, ideologia pode ser: (1) o conjunto de ideias de um grupo; (2) a produção de significados e valores; (3) a manipulação por meio de ideias; (4) as ideias e valores da classe dominante; (5) falsas ideias; (6) uma forma de entender o mundo; entre outros.

A ideologia mais relevante da atualidade se pauta na igualdade, seja de gênero, de etnias ou em termos econômicos, onde é revelado que, historicamente, as relações humanas foram desiguais e estratificadas, precisando ser revistas.

Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo. Como se pode ver, os conceitos estão bastante próximos, inclusive, podemos dizer que a cultura de um povo pode ser um reflexo de suas ideologias e vice-versa.

Na escola, a ideologia pode surgir de diversas maneiras, por parte de um professor, que deseja mudanças, ou por parte dos alunos, que em sua relação com os outros desejam melhores condições na instituição, ou precisam de apoio sobre as diferentes condutas a serem tomadas em sociedade.