O que é a classificação do sujeito?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Um sujeito determinado pode ser simples, composto ou oculto. Exemplo: A menina escreve bem. Sujeito: A menina. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração.

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Sujeito simples é uma das classificações dadas ao sujeito. O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

O berro foi muito agudo. Nesse enunciado, “o berro” é o sujeito do verbo “foi”, sendo “berro” um substantivo, o núcleo do sujeito. Ele deu um berro agudo. Nesse outro exemplo, o pronome pessoal “ele” é o sujeito do verbo “deu”.

Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Diferenças entre sujeito simples e sujeito composto
O sujeito simples tem apenas um núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos: O livro e o caderno estavam na mochila. Margarida, Rosa e Flora compraram uma fábrica.

O núcleo do sujeito é a palavra principal que dele participa. Quando o sujeito é expresso por mais de uma palavra, haverá sempre uma de maior importância, e por ser um termo independente na estrutura sintática da oração, não pode ser regido por preposição.