Quando tem travessão e parágrafo?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Resposta: O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo. Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo. Assim, cada fala introduzida num discurso directo é um parágrafo.

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.

Como identificar um parágrafo do texto? O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.

Bom, não existe uma regra que determine que um parágrafo deva ter uma quantidade exata de frases, tampouco uma regra que estipule seu número de linhas, mesmo porque existem parágrafos que são constituídos por uma única frase.

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Parágrafo é a união de um grupo de frases dentro de um texto que é responsável por apresentar a ideia geral do autor ou um pensamento ou uma opinião específica. A formação correta de um parágrafo é de extrema importância para a compreensão do texto.

A estrofe está diretamente ligado ao conjunto de versos em um texto, geralmente de cunho poético, enquanto o parágrafo se refere ao texto, ou seja, ele é o bloco que fragmenta as ideias do texto em camadas.

Só nestas condições e noutras semelhantes (caso da frase em questão), isto é, como sequência entre travessões que se insere numa outra delimitada por uma vírgula à esquerda e outra à direita, é que o travessão pode ser seguido de vírgula.