Quais são os tipos de predicado do sujeito?

Perguntado por: dporto9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.

Os predicativos do sujeito podem ser adjetivos, substantivos, pronomes, numerais. Exemplos: A obra é caríssima. (o predicativo do sujeito "caríssima" é um adjetivo) Somos estudantes. (o predicativo do sujeito "estudantes" é um substantivo)

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração. Ex: Ela entrou em casa apressada.

A escola está muito bonita. Nós achamos a escola bonita. No primeiro exemplo acima, o predicativo “muito bonita” qualifica o sujeito “A escola”. No segundo exemplo, porém, o predicativo “muito bonita” qualifica o objeto direto “a escola”, uma vez que o sujeito da oração é “Nós”.

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado.

O predicado é um termo essencial da oração. Ele pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal. Para identificar o predicado, é necessário excluir o sujeito da oração. O predicado é um termo essencial da oração.

O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.

São classificados em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto. Complemento não exige uma preposição, por exemplo: Vitória cantou músicas sertanejas. O complemento exige o uso da preposição, por exemplo: Interessou-se pelas camisas.

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.