Qual a estrutura de um parágrafo padrão?

Perguntado por: ealbuquerque7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Assim como um texto, todo parágrafo é divido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, dentro das oito ou nove linhas que você vai desenvolver, elas devem estar presentes.

Lembre-se da estrutura-padrão
Essa estrutura é constituída por três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-núcleo). Vale lembrar que, em parágrafos curtos, dificilmente haverá conclusão.

Em um parágrafo você deve desenvolver apenas a ideia principal e suas ideias secundárias. Quando você notar que o seu parágrafo já está falando sobre outro assunto, você deve começar um novo parágrafo com uma nova ideia-núcleo.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

O parágrafo tem como característica principal representar uma unidade ou parte de um texto. Assim, ele se estrutura por meio de tópicos frasais, contendo a ideia central do texto, seguidos pelos demais períodos com as devidas informações/argumentos/etc. que complementam e acrescentam-se ao ponto central.

Formatação de parágrafos descreve os atributos de texto que são aplicados em um nível de parágrafo. A formatação de parágrafos inclui atributos como: Alinhamento - controla com que lado do quadro de texto o texto do parágrafo é alinhado. Espaçamento - controla o espaçamento entre linhas e parágrafos.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vejamos, separadamente:

  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? Então, vejamos: introduzir é fazer entrar, fixar-se. ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão.

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:

  • Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. ...
  • Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). ...
  • Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.

- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5cm Espaçamento entre Parágrafos: 02 enter; dar 01 enter e escrever no 2º enter.

Lógico que ele não deve ser muito extenso nem muito curto, embora existam parágrafos formados por uma única linha (recurso comum nos textos literários). Mas se você tem muitas dúvidas, três frases para cada parágrafo é um número satisfatório.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Além da coerência e coesão na escrita, o pesquisador precisa se atentar ao tamanho de cada parágrafo. A recomendação é que cada um tenha, no máximo, 8 linhas e, no mínimo, 4 linhas de conteúdo.

7 linhas

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.