O que define o preço de um produto?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

Preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação. Valor é a percepção que um cliente tem sobre uma empresa ou um produto.

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.

Para justificar o preço de um produto, crie valor para o cliente apontando todos os benefícios que ele vai conseguir a partir da aquisição, com foco em redução de custos, aumento de lucratividade e diminuição de riscos. A negociação durante um processo de vendas é importantíssima, além de ajudar a fechar mais negócios.

Formação de preço: o que é isso?

  • Custos de produção;
  • Salários de colaboradores;
  • Despesas fixas e variáveis;
  • Lucro que se espera alcançar;
  • Valores que a concorrência pratica.

A precificação deve ser equacionada de forma a proporcionar retorno positivo à empresa e a seus investidores e garantir, ao mesmo tempo, a competitividade do negócio e a satisfação do cliente. Para tanto, deve considerar aspectos internos (custo da mercadoria, gastos indiretos, despesas administrativas, etc.)

Quais são os fatores que influenciam a formação de preço de venda?

  1. Custos. Os custos do produto são os gastos que estão diretamente ligados ao processo industrial; aqueles envolvidos na produção em si. ...
  2. Despesas. ...
  3. Margem de lucro pretendida. ...
  4. Percepção de valor.

O mesmo autor elenca que esses objetivos normalmente são explorados por meio de cinco estratégias de preços que são as mais comuns e recorrentes: Retorno sobre o Investimento, Objetivos de Concorrência, Preços Promocionais, Fatia de Mercado e Fluxo de Caixa.

Quanto ao percentual do lucro, ele é escolhido e varia de acordo com o produto, sendo geralmente entre 15% e 25%. Para defini-lo e assim estipular o preço, o empreendedor deve ter em mente o público que visa a alcançar.