O que comer para ter uma boa cicatrização?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Sementes (linhaça, chia, girassol, abóbora, entre outros); Vegetais de folhas verde escuras (brócolis, agrião, couve, entre outros); Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, abacaxi, entre outros); Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, entre outros);

Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Os sucos cicatrizantes são aqueles feitos com ingredientes ricos em fontes de vitamina A, C e E, Zinco e Ferro, como é o caso do suco de beterraba com cenoura e laranja e o suco de caju com limão. O consumo de sucos ricos em vitaminas ajuda o sistema imunológico e a absorção de nutrientes que ajudam na cicatrização.

Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Uma pesquisa apontou que o chá de folhas de goiaba combinadas com folhas de pitanga reduz em até 40% o tempo de cicatrização de feridas.

O açúcar atua diminuindo o odor, inibindo o crescimento bacteriano, reduzindo, o edema e o pH no local da ferida. Também dilata pequenos vasos, melhora a nutrição do tecido, estimula o tecido de granulação (pela irritação local) e coopera, assim, para o bom crescimento do tecido de reepitelização [2,3].

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Por outro lado, os alimentos embutidos e as carnes vermelhas gordas devem ser evitadas. Carne bovina e gordurosas tem alto potencial inflamatório, produzindo efeitos deletérios na lesão. Embutidos como salsicha, bacon, presunto, linguiça, peito de peru, mortadela, entre outros.

Alimentos industrializados
Isso ocorre devido à gordura trans que inflama as artérias. Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

Quanto maior o consumo desses alimentos, mais difícil ficará o processo de cicatrização. Por isso, é importante que os ovos não façam parte da alimentação por pelo menos uma semana — ou pelo prazo informado pelo profissional de saúde — nos períodos de recuperação de procedimentos cirúrgicos e afins.

‌Alimentos que você pode comer :
‌Frutas : tomate, laranja, limão, mamão, melão, banana, tangerina, maçã, melancia, abacate, mamão, ameixa.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.