O que anda sinceramente Salvar-se A?

Perguntado por: odias . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

18 O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. 19 O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. 20 O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

28:2 Corrida pelo poder
Em um período de pouco mais do que dois séculos, Israel, por causa de sues pecados teve nove dinastias, cada uma dessas depois da primeira foi inaugurada por um assassinato. Em três séculos e meio, Judá, por causa de Davi, teve somente uma dinastia.

Em Provérbios 28 o sábio nos mostra que as pessoas que se desviam da verdade de Deus, da prática da justiça e do que é correto, valorizam o procedimento do ímpio (v. 4). Em sua atitude dizem que uma vida de amor ao pecado e da prática da injustiça estão corretas.

24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.

9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável. 9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.

8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. 8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.

Um homem sábio e nobre controla o seu espírito pela sua consciência e mente. Ele o prende com correntes de autonegação para impedir que a ambição, a raiva, os desejos sexuais, o orgulho ou a vingança de se manifestarem. Ele os dirige pelo comprometimento mental de se ater à honra, à humildade, à justiça e à virtude.

Provérbios é incansável em alertar sobre a diferença das palavras e a maneira que devemos falar, seja a pessoa que leva boas notícias, renovo e animo. “Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.”

Provérbios 26:1 (Devocional)
“Honra” não é adequado para “um tolo”, assim como “neve no verão e chuva na época da colheita” também não são adequados. Eles simplesmente não andam juntos. Um tolo não deve receber reconhecimento, não deve ser revestido de poder, não deve obter nenhuma posição de influência.

8 Filho meu, ouve a ainstrução de teu pai, e não bdeixes a doutrina de tua mãe. 9 Porque diadema de graça serão para a tua cabeça; e colares, para o teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores te aatraírem com afagos, não bconsintas.

21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O atemor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.

9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.