Quem se arrepende Deus perdoa?

Perguntado por: atavares7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42). O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus. Pode levar mais tempo para nos arrependermos de alguns pecados do que de outros.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Para tornar o arrependimento completo, precisamos guardar os mandamentos do Senhor (ver D&C 1:32). Não nos arrependemos completamente, se não pagamos o dízimo, se não guardamos o Dia do Senhor ou não obedecemos à Palavra de Sabedoria.

Quais as consequências do arrependimento na saúde mental? Quando não trabalhado da forma correta, o arrependimento pode nos paralisar e nos tornar receosos em agir. Pensando no que a Psicologia nos ensina, uma vida guiada por evitação da dor significa uma vida menos feliz.

Disse Jesus: ''Arrependei-vos''
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:2 e 8). Mas observe que não foi apenas João Batista que falou sobre arrependimento. Jesus, quando esteve na terra, também disse: *“... Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17).

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

1. Quem se arrepender será salvo. Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

O arrependimento vai produzir torpor, abatimento do ânimo, pode provocar um isolamento temporário e choro, tudo a depender do que se viveu e da intensidade do fato. Mas, o arrependimento não leva à autodestruição e autopunição, mas sim à vontade de mudança.

O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.