Quantas cartas foram escritas pelo apóstolo Paulo?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon.

As cartas de Paulo são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas treze cartas são conhecidas como Epístolas Paulinas. As treze cartas de Paulo fazem do apóstolo o maior escritor do Novo Testamento.

Paulo escreveu a primeira carta à igreja em Corinto a partir de Éfeso, provavelmente em 55 dC.

A estrutura segue com um breve comentário sobre os pseudepígrafos que foram atribuídos ao autor, como também uma análise das opiniões de vários teólogos, os quais creem em duas, três e até quatro epístolas aos Coríntios.

Olá Patrícia Silva de Natal - RN! Sem dúvida uma resposta consistente e que a maiorias dos estudiosos de Paulo citam em seus trabalhos são de 14 Cartas Paulinas. Existem autores que consideram a Carta aos Hebreus como sendo um sermão e não seja uma Carta Paulina.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

As cartas aos Tessalonicenses: são consideradas por todos os estudiosos como as primeiras cartas de São Paulo (e primeiras do Novo Testamento). Foram escritas em Corinto entre os anos 50 e 52. Essas cartas tratam fundamentalmente da Parusia, ou segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.

Paulo queria mostrar a esses judeus cristãos que a lei de Moisés apontava para Jesus Cristo e Sua Expiação como a verdadeira fonte da salvação.

Paulo escreveu 2 Tessalonicenses para os membros da Igreja que moravam em Tessalônica.

Isto é, as cartas paulinas que temos falam que pelo menos três cartas não chegaram até nós. São ditas “cartas perdidas”. Mas relativamente “perdidas”, pois em ao menos dois casos Paulo conta o que tinha escrito e apenas uma das cartas parece realmente “perdida”, a carta enviada a Laodiceia (terceira carta, abaixo).

Paulo escreveu com certeza cinco cartas aos coríntios. A primeira, mencionada em 1Co 5,9, é chamada de “pré-canônica” e se perdeu.

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

De acordo com a tradição, o terceiro evangelho foi escrito por Lucas, companheiro de Paulo (nomeado em Colossenses 4:14 como o "médico amado").

É possível que essa epístola tenha sido escrita quando Paulo esteve preso pela primeira vez em Roma, aproximadamente entre os anos 60 e 62 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).

Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Foi o "discípulo amado" de Jesus. Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte.