O que aconteceu no ano de 1790?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

No ano de 1790 o clero teve sua situação alterada com a Constituição Civil do Clero. Através deste documento, os clérigos transformaram-se em funcionários públicos subordinados ao Estado. Além disso, as terras clericais foram confiscadas e serviram de lastro para a criação de uma nova moeda, as assignats.

Em 1790, 400 mil pessoas se reuniram no Campo de Marte, onde assistiram à uma missa campal celebrada por 300 sacerdotes, aclamaram o rei Luís 16 e recordaram a queda da Bastilha, símbolo da opressão e da tirania do período despótico que prevaleceu durante a Idade Média.

século XVIII

1790 (MDCCXC, na numeração romana) foi um ano comum do século XVIII do actual Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi C, teve 52 semanas, início a uma sexta-feira e terminou também a uma sexta-feira.

Revolução Industrial na Inglaterra
A Primeira Revolução Industrial iniciou na Inglaterra por volta de 1750, e logo alcançou a França, a Bélgica e posteriormente a Itália, a Alemanha, a Rússia, o Japão e os Estados Unidos.

Em 1770, ocorreu o Massacre de Boston, uma briga entre colonos e soldados ingleses que terminou com a morte de cinco colonos americanos. O fato rapidamente se tornou em um ato de propaganda contra os ingleses e animou ainda mais os colonos que desejavam a separação da Inglaterra.

Entretanto, em 1790 ocorreu o mais violento dos conflitos: a Revolta da Praia de Sangue. Devido a prisão de um chefe indígena, os índios abandonaram os trabalhos na construção do Forte de São Joaquim.

No dia 26 de dezembro de 1790, o rei da França aprova lei que transforma clérigos em funcionários públicos, afrouxando os laços com Roma e integrando a Igreja no sistema político introduzido pela Revolução de 1789.

Número romano MDCCLXXXIX - Toda Matéria.

2 de Fevereiro - Capitulação de Mântua; a praça, guarnecida pelas tropas austríacas, capitula perante as forças do exército de Napoleão Bonaparte. 14 de Fevereiro - Batalha naval do Cabo de São Vicente. 19 de Fevereiro - Tratado de Tolentino.

Em 1791, uma nova constituição começou a vigorar na França. De acordo com seus termos, o governo passaria a ser comandado por uma monarquia constitucional. O poder passou a ser exercido pelos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

Foi o florescimento das artes, o surgimento do "rococó fridericiano", como ficou conhecida esta época na Alemanha. Ao mesmo tempo, o novo monarca iniciou três guerras europeias. O pai lhe havia deixado um país dividido, politicamente insignificante, mas cofres cheios e um exército exemplar para a época.

Em 1760 foi criada a Capitania do Rio Grande de São Pedro, com sede na Vila do Rio Grande e subordinada ao Rio de Janeiro. 1763 - O Rio de Janeiro substituiu Salvador como capital do Estado do Brasil. A principal razão era que o Rio de Janeiro servia como escoamento da exploração de ouro em Minas Gerais.

A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, por volta de 1760, representou um período de inúmeras transformações econômicas e sociais na Europa e no mundo.

1750 - Pelo Tratado de Madri, é reconhecido o domínio de Portugal sobre os territórios a oeste do meridiano de Tordesilhas. 1752 - Colonos açorianos chegam ao Rio Grande do Sul; algumas famílias se estabelecem em Porto dos Casais (Porto Alegre). 1759 - Os jesuítas são expulsos do Brasil.

23 de janeiro de 1770, fundação de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, para abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil.