Qual a importância dos heróis nacionais?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além disso, demonstrar como os heróis nacionais ajudam na construção de uma identidade nacional, que fortalece os laços entre os entes e ajudam as próximas gerações a ter uma base para ajudar-lhes na sua jornada como cidadãos, auxiliando num alvorecer de uma sociedade cada vez melhor.

Os heróis habitam o espaço onde imaginação e realidade se encontram. Com seus superpoderes em defesa do bem, por realizarem a nossa vontade de cuidar das pessoas e por sua capacidade de salvar o mundo, eles podem impactar a vida crianças e adultos que se dediquem a acompanhar a sua jornada.

Conheça nossos heróis

  • ALMIRANTE TAMANDARÉ O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. ...
  • DOM PEDRO I. "Independência ou morte!". ...
  • DUQUE DE CAXIAS. ...
  • IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA. ...
  • JOSÉ BONIFÁCIO. ...
  • MARIA FILIPA. ...
  • MARIA QUITÉRIA.

O Tiradentes (1746-1792) (Lei 7.919, de 1989): Primeiro nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Tiradentes condenado à morte por ter liderado o movimento separatista Inconfidência Mineira em 1792.

Lá estão Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Deodoro da Fonseca e Dom Pedro I. O patrono do Exército Duque de Caxias, os almirantes Tamandaré e Barroso, Plácido de Castro, Santos Dumont e José Bonifácio de Andrada também têm suas páginas no Livro de Aço.

Os heróis formam a segunda camada do modelo de Geert Hofstede, antropólogo holandês e referência mundial em cultura. Eles são pessoas, vivas ou não, reais ou imaginárias que, possuindo características altamente valorizadas, servem como modelo de comportamento.

Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.

Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro de Aço — que de fato é formado por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Herói é o nome dado por vários governos a seus cidadãos por terem praticado atos de auto-sacrifício pelo estado, por um grande feito no campo de batalha ou ainda numa força de trabalho.

No dia 21 de abril é celebrado, pelo calendário nacional, o dia de Tiradentes, apelido dado à Joaquim José da Silva Xavier. Considerado um herói nacional, Tiradentes é, sobretudo, um patrono das polícias estaduais.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Dia do Soldado, uma homenagem a três heróis brasileiros
A letra conta a última batalha dos mineiros, Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Rodrigues de Souza e Geraldo Baêta da Cruz que lutaram na Segunda Guerra Mundial. O brasão que usavam no ombro era uma cobra com um cachimbo na boca.