Quando termina a Idade Contemporânea?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

Como vimos, a Idade Moderna estendeu-se de 1453 a 1789, sendo os marcos estipulados para delimitarem o seu início e o seu final os seguintes: a conquista de Constantinopla realizada pelos otomanos e a queda da Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa.

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Divisão da História

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Pré-História.
  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

1800

Esse período ficou marcado pela consolidação do capitalismo, por meio da industrialização da Inglaterra, um desdobramento direto da Revolução Industrial. Além disso, a Idade Contemporânea é marcada como um período de desenvolvimento da razão e sua consolidação como principal forma de enxergar o mundo.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período.

A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).

No final do século 17, os nobres ingleses que chegaram aos 25 anos passaram a viver mais do que os não-nobres - mesmo que permanecessem em cidades. Durante a era vitoriana, por exemplo, uma menina de cinco anos tinha expectativa de vida média de 73 anos; um menino, de 75.

Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.