O que aconteceu em Varsóvia?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A batalha de Varsóvia de 1939 foi a maior batalha ocorrida durante a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista, na Segunda Guerra Mundial. Ela envolveu, de um lado, as tropas da Alemanha Nazista (Wehrmacht), de outro tropas do Exército Polonês e uma pequena milícia de civis voluntários de Varsóvia.

Entre 1941 e 1943, havia cerca de 100 grupos judeus agindo como movimentos secretos de resistência. A tentativa mais lembrada, dentre as lutas judaicas pela libertação contra um inimigo muito mais poderoso, foi a corajosa revolta armada ocorrida no gueto de Varsóvia, conhecida como "O Levante do Gueto de Varsóvia".

Em 1º de agosto de 1944, o Exército Interno Polonês, Armia Krajowa-AK, que era o exército polonês não-comunista de resistência aos alemães, e tinha unidades distribuídas por toda a Polônia ocupada, enfrentou as autoridades de ocupação alemãs em uma tentativa de libertar Varsóvia.

Os alemães haviam planejado destruir o gueto de Varsóvia em apenas três dias, mas os combatentes do gueto resistiram por mais de um mês. Mesmo após o fim da revolta no dia 16 de maio de 1943, judeus escondidos individualmente nas ruínas do gueto continuaram a atacar as patrulhas dos alemãs e de seus asseclas.

A resistência terminou em 16 de maio do mesmo ano, quando a revolta chegou ao fim. Dos mais de 56 mil judeus capturados, cerca de 7 mil foram assassinados e o restante foi deportado para os campos onde foram mortos.

17 de setembro de 1939

Em 17 de setembro de 1939, a União Soviética invadiu o leste da Polônia, definindo o destino daquele país. A última unidade operacional polonesa se rendeu no dia 6 de outubro daquele mesmo ano.

Na Polônia, judeus se beneficiaram de tolerância e de um alto grau de autogoverno garantido por governantes, crescendo como a maior comunidade judaica do mundo. Hoje 9 milhões do total de 14 milhões de judeus podem traçar sua ascendência na Polônia.

União Soviética

Em 14 de maio de 1955 foi firmado o Pacto de Varsóvia, assinado por sete países do Leste Europeu e a União Soviética, que liderava o grupo.

Novamente, ele quase morre quando um tanque alemão atira no apartamento em que ele estava se escondendo.

No dia seguinte, a Rússia pôs suas tropas em estado de prontidão, e a Alemanha fez o mesmo em 30 de julho. Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro.

A CLT (Decreto-Lei 5.452) foi um dos primeiros instrumentos de inclusão social do Brasil. Por essa razão, costuma ser qualificada como patrimônio do trabalhador e passaporte da cidadania. A norma foi assinada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943.

E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Quem criou a CLT? A CLT foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1 de maio de 1943 durante o Estado Novo e surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452. O objetivo era criar um conjunto de leis que protegessem os trabalhadores e unificasse toda a legislação relacionada ao trabalho no Brasil.