O que acontece se não pagar o empréstimo Auxílio Brasil?

Perguntado por: iramos8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Caso o pagamento não seja feito até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, pois são cobrados juros e multa pelo atraso. Se o benefício for cancelado, o empréstimo não será cancelado.

Caso não seja feito o pagamento até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, pois tem juros e multa pelo atraso. Por isso, o quanto antes regularizar a dívida, menos vai pagar por ela. Além disso, dívidas atrasadas geram dificuldades para conseguir novos empréstimos.

Inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito
O banco também pode avisar o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), bureaus de crédito, sobre a pendência financeira caso você deixe de pagar um empréstimo. Nessas situações, acontece o famoso “nome sujo” (também conhecido como nome negativado).

Seria, então, possível cancelar a solicitação? A resposta é simples: é possível, porém, o valor recebido pelo beneficiário deve estar em sua conta no momento da solicitação do cancelamento.

Em suma, uma vez que o empréstimo consignado foi adquirido, nada será alterado até o fim do contrato. Isto é, o beneficiário deverá arcar com todas as parcelas contraídas até que a dívida seja totalmente quitada. O ponto em discussão aqui é se haverá ou não novas contratações em 2023.

Para isso, é necessário que o tomador entre em contato com a instituição financeira e formalize a desistência por escrito. Além disso, é preciso devolver o valor integral que recebeu pelo empréstimo, sem qualquer desconto ou cobrança de multa.

o valor do empréstimo pode comprometer no máximo 40% do valor mensal de recebimento do auxílio; esse percentual de 40% é calculado sobre os R$ 400 (o valor original antes do pagamento adicional de R$ 200, que termina em 31 de dezembro de 2022);

cinco anos

Com isso, os cinco anos são apenas o prazo estipulado para que instituições financeiras cobrem uma dívida, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente. Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Para ingressar com o processo, é preciso contar com os serviços de um advogado especializado e se dirigir ao Juizado Especial Cível (JEC), para dívidas de até 20 salários mínimos, ou à Justiça comum, para valores acima desse limite.

O prazo para cancelamento depende da situação. Se for por direito ao arrependimento, é de 7 dias após o dinheiro cair na conta; em caso de empréstimo consignado fraudulento, a instituição financeira precisa ser acionada e após a comprovação é que irá fazer o cancelamento.

Informamos que novas contratações do empréstimo Consignado Auxílio Brasil estão suspensas. As parcelas dos contratos realizados anteriormente são debitadas automaticamente do benefício, antes do benefício ser depositado em sua conta.

O empréstimo auxílio Brasil era uma solução financeira que fornecia o suporte para enfrentar desafios econômicos. A opção foi criada para ser um auxílio emergencial, um empréstimo para períodos de crise. A questão é que, no momento, o Empréstimo Auxílio Brasil 2023 está suspenso.

Os brasileiros que contrataram empréstimos consignados em 2022 por meio do Auxílio Brasil podem vir a receber o perdão de suas dívidas, segundo uma informação que o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deu ao Estadão.

Ainda que os bancos não perdoem as dívidas de empréstimos consignados relacionados ao Auxílio Brasil, é essencial tentar manter uma boa saúde financeira, através de mudança de hábitos e muitas negociações.

A definição do governo Lula nesta quinta-feira (09) determinou que o empréstimo Auxílio Brasil 2023 só poderá descontar 5% do valor mensal do Auxílio Brasil 2023. Na definição anterior do consignado Auxílio Brasil 2023 poderia ser até 40% da quantia mensal do benefício.