Por que foi suspenso o empréstimo do Auxílio Brasil?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

A suspensão do crédito consignado pelo Auxílio Brasil foi motivada por diversos fatores. Inicialmente, essa modalidade de empréstimo obteve uma alta demanda dos beneficiários, com R$ 112 milhões liberados apenas no primeiro dia, devido à facilidade de solicitação pelo aplicativo Caixa Tem.

Empréstimo para Auxílio Brasil pode ser suspenso a partir de 2023 · De até 40% da parcela mensal do programa (considerando a média de R$ 400); ... Após o fim do Auxílio Brasil, como fica para quem tinha empréstimo consignado? ... Com o começo de 2023, teve início também um novo governo, ...

A Caixa Econômica Federal suspendeu na última quinta-feira (12) a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pela recém-empossada presidente da Caixa, Rita Serrano.

O empréstimo consignado foi suspenso por que? Com a taxa selic em 13,75% e com o novo teto de juros definido pelo CNPS em 1,70% ao mês, os bancos informaram que a operação de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS ficaram inviáveis, pois o custo financeiro é muito alto.

Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão definitiva de empréstimo consignado para quem recebia o antigo Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família na atual gestão.

A suspensão do consignado de 120 dias ocorreu entre março e dezembro de 2021 para amenizar a situação financeira durante o período da pandemia. Em 2023, há um PL que visa suspender as parcelas do consignado por 180 dias para ajudar os brasileiros no período pós-pandêmico, mas ainda não foi aprovado.

INSS autoriza volta do empréstimo consignado do BPC - 07/07/2023 - Mercado - Folha.

Quem já contratou o crédito Consignado do Auxílio uma vez poderá contratar novamente? Sim. Você pode fazer várias operações de empréstimo até a soma das prestações alcançar o limite de 40% do valor do seu benefício.

Quando a Caixa liberou o empréstimo consignado Auxílio Brasil? A Caixa Econômica Federal liberou o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil na terça-feira, 11 de outubro de 2022.

Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

Redução do teto de juros do consignado INSS [agosto/23]
Nas operações de empréstimo, o limite passa a ser de 1,91% ao mês. Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício caiu de 2,89% para 2,83% ao mês.

Não podem fazer empréstimo consignado pessoas que não têm renda fixa; é o caso, por exemplo, de beneficiários do INSS que recebem um benefício previdenciário temporário, como por exemplo auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade.