O que acontece se eu estiver grávida e tomar anticoncepcional?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Por isso, o uso de anticoncepcionais não prejudicam o bebê nem a gravidez. Também não há um aumento do risco de abortamento espontâneo, principalmente se usados em um curto espaço de tempo. Contudo, não se aconselha que a mulher mantenha o uso do anticoncepcional por longos períodos durante a gravidez.

Uso durante a Gravidez
O uso de Contracep® 150 mg acidentalmente durante a gestação pode alterar o desenvolvimento dos órgãos sexuais do bebê e reduzir o seu crescimento, aumentando o risco da criança ter baixo peso ao nascer, o que pode acarretar complicações e maior risco de morte.

É um mito. Durante a gestação, surgem muitas dúvidas em relação aos medicamentos que as futuras mamães podem tomar. Atenção: se você engravidou sem planejar, pare de usar pílula anticoncepcional, método contraceptivo injetável, ou adesivo assim que souber que está grávida.

O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente. Seja qual for o estabelecimento escolhido, seguir-se-á a Consulta Prévia.

As pílulas anticoncepcionais não apresentam perigo para o embrião. “As pílulas contêm os hormônios estrógeno e progesterona, que se elevam naturalmente durante a gravidez. Por isso, a composição é inofensiva para o bebê e não causa nenhum tipo de malformação”, esclarece.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Sinais e sintomas comuns nas primeiras semanas
Cólica abdominal e alteração na cor do corrimento vaginal. Mamas mais sensíveis, bem como cansaço e alteração de humor. Pequeno sangramento vaginal em razão da implantação do embrião. Esse sintoma, porém, não é tão comum e deve ser informado ao médico.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Alguns estudos demonstraram que os AINEs podem aumentar o risco de aborto, se forem tomados durante o início da gravidez. Mais tarde na gravidez, os AINEs podem afetar os rins ainda imaturos ou o sistema circulatório do bebé.