O que acontece se eu errar o dígito da conta?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Esse número, também conhecido como algarismo de controle, tem a função de garantir a validade e autenticidade da sua conta bancária. O que acontece se errar o dígito da conta? De toda forma, quando os dados estão incorretos, o banco faz o estorno automaticamente para a conta.

Ao realizar qualquer depósito ou transferência, tanto para conta corrente como para poupança, você deve sempre informar o dígito da conta junto ao número da mesma. Como explicado neste artigo, ele tem papel fundamental de manter a segurança da transação e evitar problemas com fraudes.

Caso o DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou a TED (Transferência Eletrônica Disponível) contenha erros do tipo: número da agência, conta, banco ou CPF ou CNPJ do titular, o cancelamento será feito automaticamente pelo banco, ou seja, nenhuma ação será necessária.

Quem recebeu algum valor indevido, tem até 90 dias para realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez o pagamento errado. O procedimento é feito pelo próprio aplicativo no qual o dinheiro foi recebido, por meio da opção “devolver dinheiro”, clicando na transação, que se encontra no extrato.

Muitos bancos geralmente devolvem no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte. Mas existem bancos onde o valor da devolução pode demorar até 15 dias para aparecer na fatura. O prazo médio para estorno do valor ao limite do cartão é de 15 dias.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Assim como o RG, CPF ou CNPJ, sua conta possui um dígito final que aparece depois do traço. Esse número, que é popularmente chamado de dígito da conta, é o dígito verificador e tem um importante papel na proteção das suas transações.

O dígito não é necessário! Muitas vezes a culpa por esse erro é dos próprios bancos que informam o número da agência sem os quatro dígitos utilizados no padrão das transferências.

Também conhecido como algarismo de controle, o dígito da agência é aquele número que aparece ao fim dos números da agência, separado por um espaço ou por um traço (-). Através dele, o banco tem a comprovação que os dados fornecidos durante uma movimentação financeira são válidos e reais.

Quando os dados da conta de destino não são informados corretamente, o valor é automaticamente estornado para a conta de origem.