O que acontece quando uma estrela se apaga?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro.

A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

As estrelas mortas estão tão longe que sua luz só pode ser vista com a ajuda de telescópios. 1. A galáxia Herbble Deep-Field está a 10 bilhões de anos-luz da Terra. De suas 20 bilhões de estrelas, 90% já bateram as botas.

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

O tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. "As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos.

Considerada a estrela mais misteriosa de todo o universo, a Tabby, cientificamente chamada de KIC 8462852, é mil graus Celsius mais quente que o Sol, fica a mais de mil anos luz de distância e durante anos intrigou cientistas por uma particularidade: ela “apaga e acende” esporadicamente, como nenhuma outra.

Três planetas brilhantes - Vênus, Marte e Mercúrio - se alinharão no céu matutino, todos visíveis a olho nu na constelação de Sagitário. Vênus (mag -3,9) será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do sol local. Será o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol.

Estrelas são corpos celestes formados por gases, como hélio e hidrogênio, e poeira, com a presença de um núcleo denso no interior do qual acontecem as reações de fusão que resultam na liberação de energia.

Fazendo uma vez mais apelo a cálculos teóricos podemos saber que uma estrela com uma massa igual a metade do valor da massa do Sol terá um tempo de vida de 51 mil milhões de anos; uma estrela como o Sol poderá viver 10 mil milhões de anos ao passo que uma estrela com uma massa dez vezes superior à do Sol viverá apenas ...

O que resta então é um núcleo ainda incandescente formado basicamente de carbono e oxigênio, que sem a pressão “para fora” das reações nucleares encolhe e se aquece ainda mais, resultando então nas pequenas e densas estrelas conhecidas anãs brancas que ainda brilham por bilhões de anos enquanto esfriam.

É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.

Os meteoritos que alcançam a superfície terrestre costumam ser pequenos depois de ultrapassarem a atmosfera. A maioria dos meteoritos atinge a superfície terrestre na forma de pó ou de partículas muito pequenas após cruzarem a atmosfera. É por isso que normalmente não os observamos.

Estrela Betelgeuse pode explodir em breve como supernova, diz estudo.

As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.

Por que as estrelas piscam? Esta é uma indagação muito recorrente, e ela possui uma resposta muito simples: por causa de turbulências ocorridas na atmosfera. Ouça o texto abaixo!

Proxima Centauri

Depois do Sol, a Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra, são 4,2 anos-luz. Ela faz parte do sistema Alpha Centauri, com outras duas estrelas.