O que acontece quando o sensor de velocidade está com defeito?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Se os sinais forem perdidos pelo sensor de velocidade de transmissão, o PCM definirá um DTC e acenderá a luz Check Engine no painel do veículo. Também pode indicar um aumento nas emissões do tubo de escape que ultrapassam os limites aceitáveis para contaminantes ambientais de veículos a motor.

Quais os possíveis defeitos do sensor de velocidade? O sensor de velocidade com defeito apresenta algumas anomalias, como a marcha lenta constante. Abaixo estão alguns problemas que podem ocasionar o mau funcionamento: Fios soltos: é a causa mais comum do sensor de velocidade com defeito.

Assim como as demais peças de um automóvel, o sensor de rotação pode apresentar alguns problemas já conhecidos. Entre eles, destacamos a falha na memória, um defeito abrupto que faz o carro parar e, por fim, problemas no sensor em relação a velocidade da roda (ABS).

O sensor de velocidade fornece um sinal em forma de onda com frequência proporcional à velocidade do veículo ao ECM, e é normalmente encontrado no câmbio do veículo.

Calibrar o sensor de velocidade

  1. Selecione o botão de ação.
  2. Selecione Definições > Sensores > Velocidade/cadência > Dimensão da roda.
  3. Selecione uma opção: Selecione Automática para calcular automaticamente o tamanho da roda e calibrar o sensor de velocidade.

Confira abaixo os principais sintomas que o veículo apresenta quando um ou ambos os sensores de velocidade apresentam falhas:

  1. Mudança severa ou inadequada na transmissão. ...
  2. O controle de cruzeiro não funciona. ...
  3. A luz Check Engine acende.

O sensor de rotação do motor: o motor pode não funcionar ou parar abruptamente; O sensor de velocidade da roda (ABS): pode causar funcionamento errático do sistema. Para o diagnóstico pode ser utilizado o scanner, visualizando o parâmetro “Rotação”, “Velocidade do Veículo”, “Velocidade da Roda” (ABS).

Geralmente está localizado no eixo de saída da transmissão (câmbio) ou no eixo do velocímetro do veículo. 1º Verificar a Alimentação do Sensor: Com a ignição ligada, verifique os terminais A e C do sensor.

O sistema de ignição (velas e cabos) e a tampa do distribuidor, caso estejam danificados, são grandes prováveis causas da marcha lenta irregular que o seu carro vem apresentando. A manutenção mais certeira é a troca desses componentes.

Um dos problemas que podem acontecer é um curto no relê do sensor de velocidade, que envia corrente positiva para o detector de movimento do veículo. O fusível que protege o relê também pode estar queimado, geralmente sendo um fusível de 10 amperes.

O sensor de velocidade, também chamado de VSS, ou seja, velocity speed sensor, fornece um sinal com forma de onda cuja freqüência é proporcional à velocidade do veículo. Normalmente o sensor é montado no câmbio do veículo.

VARIANTES:

  • Sensores indutivos com e sem íman permanente;
  • Sensores Hall com deteção da direção da rotação;
  • Sensores Hall com interface de 2 cabos.