Qual o primeiro passo a se fazer na calibração de um detector?

Perguntado por: dmello6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Passo a passo da calibração de sensores

  1. Passo 1: definição dos objetivos da calibração. ...
  2. Passo 2: caracterização do sistema de medição a calibrar. ...
  3. Passo 3: seleção do padrão. ...
  4. Passo 4: planejamento e preparação do experimento. ...
  5. Passo 5: execução da calibração. ...
  6. Passo 6: processamento e documentação.

Em linhas gerais, a calibração dos detectores é feita a partir de um gás padrão, que atualiza o ponto de referência do detector, seja fixo ou portátil, para assegurar que o mesmo produza leituras exatas.

1) Determinação da exatidão requerida; 2) Definição do princípio, do método, do procedimento de medição e do instrumento de medição; 3) Análise das condições de medição; 4) Avaliação da qualidade dos processos de medição.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).

A Calibração de Instrumentos é um processo que visa verificar se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso, para evitar desvios nos processos de análise e reduzir custos.

Portanto, a calibração envolve um trabalho que verifica erros e alterações em diversos pontos do equipamento, considerando ainda um parâmetro mínimo de diferença. Já a verificação utiliza entre um e três pontos entre os limites de indicação, apenas para garantir a confiabilidade do dispositivo.

Calibrar padrões, equipamentos, sistemas e instrumentos de medição e de controle. Executar, avaliar e realizar manutenção preventiva e ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle.

Modos de calibração: a) Calibração Pontual – determina-se o valor de uma constante K com um único padrão, a qual expressa a relação entre a medida instrumental e a concentração do analito de interesse. Esta hipótese deve ser testada experimentalmente. b) Calibração Multipontual – calibração com mais de dois padrões.

Tipos de calibração

  • Calibração de pressão;
  • Calibração de temperatura;
  • Calibração de fluxo;
  • Calibração de pipeta;
  • Calibração elétrica;
  • Calibração mecânica.

No Brasil, a calibração de instrumentos é realizada em grande parte por laboratórios de calibração acreditados pela CGCRE, organismo de acreditação do Inmetro, e pertencentes então a Rede Brasileira de Calibração – RBC , ou por laboratórios que possuem seus padrões de referência calibrados em laboratórios acreditados.

O objetivo da calibração é nos certificarmos se o equipamento está apto ou não para o seu uso específico. Isto porque o uso de instrumentos não calibrados pode reduzir a precisão das medições, comprometendo a qualidade final do produto e gerando desperdícios e ineficiências aos processos da empresa.

Em tese, qualquer indivíduo que possua os conhecimentos e meios necessários está apto para realizar a calibração de equipamentos de medição, desde que, obviamente, respeitando todas as exigências de padrão e o rigor técnico.

Calibrar sensor usando recursos do sistema
Esse teste executa uma análise do funcionamento de cada uma das funções dos sensores e oferece um relatório completo. Em outros aparelhos é possível verificar o funcionamento dos sensores através de alguns menus.

O que é calibração de fluxo de gás? Calibração de fluxo de gás refere-se à calibração de um dispositivo de detecção de fluxo, como um fluxômetro ou controlador de fluxo, por meio da comparação de suas medições com uma referência de medição de fluxo.

Para conseguir ler a temperatura precisamos ainda de uma escala, chamada de escala termométrica, as mais conhecidas são Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e Kelvin (K). Uma das mais usadas no Brasil e no mundo usa como ponto de referência a temperatura de congelamento (0°C) e ebulição da água (100°C).

A calibração deve ser realizada em todos os instrumentos ou equipamentos de medição que têm influência na exatidão ou validade de testes de qualidade, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados ...