O que acontece quando o rim está inflamado?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando de infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não for tratada a tempo e corretamente, a pielonefrite pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos.

Sob forma aguda, a doença se manifesta de forma repentina, ocasionando um comprometimento das funções renais que pode ser revertido, e desaparece em no máximo algumas semanas, se tratada da forma correta.

Chá de Quebra-Pedra
Essa é a bebida mais famosa entre as que auxiliam no tratamento renal. Especialmente quem já teve, ou tem, pedras nos rins, certamente conhece a receita desse chá para inflamação nos rins.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

A maioria das infecções renais são causadas por bactérias que vivem normalmente no intestino grosso. As bactérias entram nos rins vindo de fora, subindo pelo trato urinário: Inicialmente, as bactérias entram na uretra (o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo) Em seguida as bactérias sobem para a bexiga.

Os sintomas da falência ou injúria renal aguda podem incluir a diminuição da urina, sonolência, falta de ar, confusão, dor ou pressão no peito, convulsões e coma, quando em estágios avançados. Muitas vezes, essa condição é apenas identificada devido a exames de laboratório realizados por outras razões.

A infecção pode espalhar-se do trato urinário para os rins ou, pouco frequentemente, os rins podem ser infectados através das bactérias na corrente sanguínea. Calafrios, febre, dor nas costas, náusea e vômito podem ocorrer.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.