O que acontece quando coloca açúcar na batata?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Comparando essas metades com a batata controle, podemos observar que nas metades em que foram adicionados o sal e o açúcar, a batata ficou mais “mole”, pois sofreu a plamólise, ou seja, perdeu água.

O experimento usando batata descascada mostra como a água é absorvida por causa do sal, num processo de osmose. A doutora Ana Escobar explica que a mesma coisa acontece com o vaso sanguíneo, que absorve a água, e a pressão aumenta.

Quando você coloca sal na água do cozimento, ele fica dissolvido na água. Se você colocar uma batata em um preparo de uma grande quantidade de feijão com excesso de sal, por exemplo, a batata vai ficar com um gostinho salgado porque ela absorve um pouco da água salgada pelo processo de difusão.

A osmose aconteceu no sentido de tentar diluir o soluto adicionado. PRIMEIRA FASE DO EXPERIMENTO: observamos que ao colocar o açúcar e o sal, estes já ficaram úmidos, e a 1ª batata por ser controle não ocorreu nada.

Nesta experiência, a água contida no interior das células da batata atravessa as membranas celulares por osmose: a água atravessa do lado menos concentrado em soluto (o interior da célula) para o lado mais concentrado em soluto (onde está o sal ou o açúcar).

O ácido presente no tubérculo reage quimicamente com os metais, e a liberação de energia ocorre quando os elétrons fluem do cobre para o zinco.

carboidratos

“A batata é uma fonte de energia, por conta dos carboidratos.

De 1% a 2% constitui-se de fibra, concentrada na pele (casca), e entre 0,1% a 0,7% de açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose.

Processo físico que realiza o transporte de água dentro das células. A osmose é um processo, no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula.

A osmose é a passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, até que a pressão exercida pela solução sobre a membrana impeça a passagem de solvente. Esse processo tem por finalidade equilibrar a concentração da solução.