O que acontece com as crianças que sofrem bullying?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

crianças que sofrem bullying são mais propensas a desenvolverem depressão e ansiedade (American Psychological Association); elas têm três vezes mais chances de desenvolver ansiedade, duas vezes mais a ter depressão, e são 3,5 vezes mais propensas ao suicídio (Canadian Medical Association Journal);

O isolamento, as humilhações e a forte sensação de medo propiciam impactos a longo prazo nas vítimas do bullying. Baixa autoestima, insegurança, ansiedade, estresse, ataques de pânico e depressão são alguns exemplos.

4 – Possuem falta de concentração e interesse em atividades. Além da perda de interesse no ambiente escolar por conta da violência sofrida lá, as vítimas do bullying podem se sentir desinteressadas e apáticas perante situações ou atividades que costumava gostar.

Pena – reclusão, de seis a vinte anos. É importante ressaltar que, além de o bullying ser responsabilizado no âmbito penal, sua prática também pode gerar a responsabilização na esfera civil, isto é, o dever de indenizar pelos danos morais e materiais que a vítima venha a ter sofrido.

Nos últimos anos, o bullying se tornou um grande problema de saúde pública, já que as agressões físicas e verbais podem causar sérios impactos à saúde mental e física. Crises de ansiedade, baixa autoestima, depressão e, até mesmo, tentativas de suicídio são algumas das graves consequências que o bullying pode gerar.

Conversar sobre bullying com o filho
Por exemplo, pais podem explicar o que é bullying, de que maneira o bullying na escola acontece e o que fazer caso alguém o provoque ou o maltrate. O filho pode se sentir à vontade para contar o que está passando ao entender que existe solução para os problemas dele.

O que fazer quando seu filho sofre bullying na escola

  1. Não incentivar que a criança revide com mais agressões;
  2. Comunicar à diretoria/coordenação da escola;
  3. Buscar terapia infantil;
  4. Realizar atividades em casa que ajudam a desenvolver a inteligência emocional;
  5. Reforçar os laços afetivos com esse jovem.

8 sinais que indicam que seu filho está sofrendo Bullying na...

  1. Isolamento social. ...
  2. Mudança de humor. ...
  3. Não querer ir à escola. ...
  4. Sintomas de dor ou incômodo físico. ...
  5. Queda no desempenho escolar. ...
  6. Reações extremas a coisas comuns. ...
  7. Chorar ou ficar irritada com mais frequência. ...
  8. Dificuldades para dormir ou ter pesadelos constantes.

As crianças que sofrem bullying podem ser agredidas devido a sua orientação sexual, deficiência física, aparência, condições econômicas, bem como cor ou sexo. Crianças com problemas de socialização, muito tímidas e introvertidas, também podem ser alvos de práticas de bullying.

Quando os pequenos sofrem bullying, é comum darem pequenos sinais de que algo não está bem. É preciso se atentar a eles. Por exemplo: seu filho pode chegar com a roupa amarrotada, suja ou rasgada porque um valentão o agrediu e o sujou.

Não, não é. Pode parecer surpreendente que um modo de violência que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil sequer seja oficialmente considerado crime no país, mas o fato é que o nosso Código Penal, de 1940, não inclui o bullying entre os atos passíveis de punição criminal.

Bullying: Não é brincadeira é Crime, se maior poderá ser preso e ter que pagar indenização, se menor sofrerá sanções disciplinares estabelecidas pelo ECA e os responsáveis pelo menor poderão ser condenados a pagar indenização por danos morais.

Se a lesão for de natureza permanente, a pena aumentará para reclusão de 2 a 8 anos. Já se a intimidação resultar em morte, a pena será de reclusão de 4 a 12 anos. Em qualquer caso, o juiz poderá deixar de aplicar a pena se a própria vítima do bullying tiver provocado a intimidação, de forma reprovável.