O que a sustentabilidade incentiva e promove?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Combater Mudanças Climáticas. Promover Desenvolvimento Sustentável. Alcançar Inclusão Social e Justiça. Reduzir Poluição e Resíduos.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Qual é a importância da sustentabilidade para a sociedade e empresas? Como você viu, a sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Nesse sentido, calcular o impacto ambiental de cada ação é ato central ‒ mas não única ‒ para reduzi-lo.

Sustentabilidade vai muito além de proteger o meio ambiente. Esse conceito diz respeito à preservação da natureza associada ao crescimento econômico e social. Em outras palavras, adotar hábitos sustentáveis pode ajudar você a gastar menos.

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; Economize energia = tire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente. Para as empresas, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas sim um retorno que ganha.

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade.