O que a Bíblia fala sobre quebra de voto?

Perguntado por: ovieira8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

2 Quando um homem fizer avoto ao Senhor, ou jurar bjuramento, ligando a sua alma com obrigação, não cviolará a sua palavra; segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos; o que prometeres, cumpre-o. 5 Melhor é que não votes do que avotes e não cumpras.

“Se você fez uma promessa a Deus e não cumpriu, refaça esse acordo. Faça novos propósitos, de uma vida nova e com santidade. Mas não trate as coisas de Deus com frivolidade”, completa o Padre, enfatizando que “Deus não precisa das nossas promessas, Ele quer o nosso coração, ele quer a nossa vida”.

1 Timóteo 2:1-2 recomenda a oração para que os governantes promovam um ambiente de paz, sem perseguição. Além de orar para que isso aconteça, você também pode escolher candidatos que defendem a paz.

Salmos 56:12 NVI
Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão.

4 Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. 5 É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.

Eclesiastes 5:4-6 TB
Quando fizeres um voto a Deus, não tardes em o cumprir, porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é não fazeres voto do que fazê-lo sem o cumprir.

E o que se pede a Deus em nome de Jesus implica o mérito do pedinte, pois "pedir em nome de Jesus" inclui também a sua doutrina de "a cada um será dado segundo suas obras" (são Mateus 16,27). Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém.

Salmos 138,8
“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”

Jesus dizia: “que o seu sim seja sim, e que o seu não seja não”. Se você assumiu uma responsabilidade, vá até o final. Mantenha sua palavra, porque ela é preciosa. Cada vez que sua palavra é honrada por seus gestos, ela se torna mais forte.

A corrupção nos afasta dos caminhos do Senhor (Jo 5,31-47)

Eclesiastes 5.1 – 3: Advertência aos adoradores
Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.

Trata-se de perceber que a ação política da co-responsabilidade pelo bem comum tem por razão última a vontade de Deus e é expressão eminente da caridade cristã. Portanto, a omissão frente aos deveres cívicos não só acarreta detrimento ao bem-estar e à paz social, mas constitui desobediência ao plano divino.

O primeiro voto de Davi ao Senhor é encarecer a retidão do caráter divino (v. 1). Ele inicia seu canto com uma frase que é possível traduzir interpretando os verbos no tempo futuro – seguindo a Septuaginta.