Qual a importância de um voto com Deus?

Perguntado por: tlacerda2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O voto ou propósito com Deus é um tipo de promessa que expressa uma oferta de gratidão por algo que Ele concede. Atualmente as pessoas usam a designação “propósito com Deus” como equivalente ao voto que é mencionado na Bíblia. Nos tempos bíblicos o voto não era uma exigência da Lei; portanto era opcional.

Ao fazer um voto a Deus, uma pessoa promete algo a Ele ou decide abster-se de algo que não seja ilícito. Aliás, podemos afirmar que todo voto é um ato de adoração a Deus, o qual deve ser feito voluntariamente e cumprido rigorosamente (Números 30.2; Deuteronômio 23.21-22; Eclesiastes 5.5-7).

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos; o que prometeres, cumpre-o. 5 Melhor é que não votes do que avotes e não cumpras.

Como diz Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7:15). Evitemos os tais.

Muito mais que uma imposição, ela representa uma relação de confiança e entrega a Deus.

Quando fizeres um voto a Deus, não tardes em o cumprir, porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é não fazeres voto do que fazê-lo sem o cumprir.

Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém fizer voto com respeito a pessoas, estas serão do SENHOR, segundo a tua avaliação.

Salmos 116:14 ARC
Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.

1. Sufrágio ou manifestação da opinião individual a respeito de alguma pessoa ou de alguma coisa que queremos ou que não queremos que seja eleita ou posta em vigor. 2. Parecer.

Os propósitos de Deus
Dessa maneira, o encontro com Deus é um caminho para vivenciar o propósito. Podemos nos espelhar, por exemplo, na trajetória de Marcelino Champagnat, padres da Igreja, apóstolos e Maria que pautaram seus propósitos de vida e suas vocações a Deus.

Todo voto implica uma promessa, mas o contrário não é verdadeiro. O voto é um ato de adoração e consagração, feito apenas a Deus, obrigando por virtude da religião. Uma simples promessa pode ser feita também aos homens, obrigando em virtude da fidelidade ou da justiça.

“Se você fez uma promessa a Deus e não cumpriu, refaça esse acordo. Faça novos propósitos, de uma vida nova e com santidade. Mas não trate as coisas de Deus com frivolidade”, completa o Padre, enfatizando que “Deus não precisa das nossas promessas, Ele quer o nosso coração, ele quer a nossa vida”.

Deus meu, Te elevo esta oração para que me bendigas financeiramente. Assim mesmo, desejo esta benção financeira a todos aqueles lerem esta oração. Sabemos do poder da oração unida, dita por todos aqueles que creem e confiam em Ti. Pai Amado és o ser mais poderoso que pode existir.

O primeiro voto de Davi ao Senhor é encarecer a retidão do caráter divino (v. 1). Ele inicia seu canto com uma frase que é possível traduzir interpretando os verbos no tempo futuro – seguindo a Septuaginta.

Uma boa solução é pedir ajuda para que Deus demonstre por qual motivo Ele criou você. Quando paramos para pensar, vemos que em todo instante Ele revela qual é o plano para seus filhos. Lembre-se que, ao viver conforme a vontade de Deus, você terá certeza de que tem uma missão.

Não sejamos hipócritas! Deus não quer nosso canto ou que falemos bonito d'Ele, Ele quer, acima de tudo, que estejamos reconciliados com Ele e com os outros. Essa é a oferta que agrada ao coração de Deus.