Qual o poder do jejum para Deus?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois tinham conhecimento de que era uma forma de reabastecer-se, de renovar as forças para enfrentar as difíceis batalhas que tinham pela frente em seus ministérios e até mesmo na vida diária.

Quando jejuamos com propósito, temos algo no qual concentrar-nos além da fome. O propósito de nosso jejum pode ser eminentemente pessoal. Ele pode ajudar-nos a vencer imperfeições pessoais e pecados. Pode também ajudar-nos a vencer nossas fraquezas; ajudar-nos a fazer com que se tornem pontos fortes.

A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

O profeta também fala que, ao lado desses preceitos, o jejum que agrada a Deus é repartir o pão com o faminto, acolher os pobres e os peregrinos, cobrir o que está nu. Dessa forma, nós nos tornamos solidário com a nossa própria carne. A perspectiva cristã do jejum é justamente esta.

Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor. Desse modo, abrimos nosso coração para aprender e aceitar o desejo de Deus para conosco e com nossa família. A oração e o jejum também aumentam nossa habilidade de usar o sacerdócio com eficácia.

O jejum nos ajuda a aprender a renunciar a alguma coisa. A Igreja chama o jejum, a esmola e a oração de “remédios contra o pecado”, pois, cada uma dessas atividades, a seu modo, ajudam-nos a vencer o maior mal deste mundo, que é o pecado.

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11).

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Na época do Velho Testamento, Moisés e Elias, o profeta, jejuavam (ver Êxodo 34:28; 1 Reis 19:8). Na época do Novo Testamento, Jesus Cristo jejuou e orou em preparação para Seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou Seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. O mandamento de jejuar continua até hoje.

Amado Deus, hoje decidi iniciar um jejum. Decidi jejuar porque teus profetas jejuaram, teu Filho jejuou, assim como seus discípulos e apóstolos. Sei que minha carne deve ser mortificada, por isso jejuo e espero fazer isto com o coração no lugar correto.

É válido fazer jejum em período de sono? O jejum é visto por toda a Bíblia como um ato sacrificial, sendo, portanto, em termos práticos, inadequado que se pratique durante o sono.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

17 Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18 Para não parecer aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te arecompensará publicamente.

Reduza o consumo de alimentos e bebidas gradualmente por vários dias, ou mesmo semanas, antes do jejum. Do contrário, iniciar um jejum abruptamente será um choque para o seu corpo. Se seu corpo está acostumado ao reabastecimento regular, você pode ter dificuldade em manter os níveis de energia durante um jejum.