O que a Bíblia fala sobre o filho fora do casamento?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Ao decidir como proceder, lembre-se de que o Pai Celestial nunca abandonará você ou seu filho (1 Crônicas 28:20). Ele ama seu filho tanto quanto você, talvez mais ainda, e deseja ajudar a ambos. Ele Se preocupa e tem um plano para vocês e “não [os deixará] órfãos” (João 14:18).

Vale lembrar que o filho bilateral significa do casal, enquanto o filho unilateral é aquele fora do casamento, de apenas um dos cônjuges.

Conforme o artigo 1.829 do Código Civil, os filhos de diferentes relacionamentos possuem os mesmos direitos daqueles que são frutos de uma relação extraconjugal. Sendo assim, a partilha de bens dos filhos bilaterais é igual, enquanto a do filho unilateral depende do regime adotado pelo casal.

Porém, para o filho fora do casamento, não há direito à herança destinada ao cônjuge do falecido, ou seja, o direito de partilha cabe apenas na divisão feita entre os irmãos e o valor a que se tem direito é da parte do progenitor.

Conhecer melhor a rotina do parceiro
Nem sempre conviver com outra pessoa é uma tarefa simples. Nesse ponto, morar junto antes de casar pode ser uma ótima ideia, já que antes de assumir um compromisso mais sério perante a família e os amigos, você já saberá se há cumplicidade, parceria e tolerância de ambas as partes.

Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar. Para muitos casais modernos, as crianças são a prioridade número um e o casamento é a prioridade número 10 – e poucos de nós passamos das três prioridades principais na nossa lista diária de tarefas pendentes.

A filiação natural ocorre quando o filho nasce fora de uma relação matrimonial. Antigamente, ela poderia ser classificada como filiação natural ou filiação ilegítima (esta última quando existia algum impedimento para que os pais se casassem).

Sim. Os filhos participam da sucessão dos pais obrigatoriamente, não importando se são frutos do primeiro casamento, do segundo ou até mesmo de uma relação fora do casamento.

Conclusão: filho fora do casamento tem direito a herança
Para finalizar de maneira simples: sim, o filho fora do casamento tem direito à herança. Inclusive, caso seja menor de idade, ainda terá direito a pensão alimentícia e, caso queira, em qualquer momento poderá mudar e acrescentar o sobrenome paterno ou materno.

O valor total da pensão por morte não pode ser menor que um salário mínimo, mas o valor dividido pode.

Sim. Todo filho tem direito, seja de um relacionamento anterior ou posteriormente estabelecido, extraconjugal, registrados ou não. Ressaltando que o estado civil da pessoa (solteiro, casado, divorciado, separado judicialmente ou viúvo) não impede o reconhecimento e registro de paternidade.

Para se fazer a deserdação, é preciso que o interessado manifeste essa vontade através de testamento, constando a causa de deserdar (art. 1.964 do CC).

Artigo 1.982 do Código Civil - Além das causas mencionadas no artigo 1.814, autorizam a deserdação dos descendentes (filhos) por seus ascendentes (pais): I - ofensa grave; II - injúria grave; III - relações ilícitas com a madrasta ou padrasto; IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.

Se uma pessoa e o namorado passaram a morar juntos e, depois de um tempo, passaram a se comportar como se marido e mulher fossem (ou variações homoafetivas), têm uma vida como se fosse de família e não mais de um casal de namorados, esses sinais já caracterizam a união estável”, iniciou Baldo.