Faz mal tomar Coca Zero todo dia?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os adoçantes artificiais já são alvo de pesquisas da OMS há alguns anos. Em um revisão divulgada em 15 de maio de 2023, a Organização sugeriu que eles podem ter "efeitos indesejáveis potenciais" associados ao uso a longo prazo, como o maior risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Para exceder a recomendação da OMS, é necessário consumir 40 latas de Coca-Cola sem açúcar em um único dia.

Além disso, as versões diet e zero podem prejudicar a saúde dos rins, causar retenção hídrica, comprometimento do trato gastrointestinal, aumento da pressão arterial, levar à obesidade e ainda aumentam o risco de desenvolvimento de câncer.

SÃO PAULO — Refrigerantes zero e outros produtos com adoçantes artificiais podem prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar e até mesmo processar certos medicamentos.

O aspartame, adoçante usado em refrigerantes sem açúcar como da Coca-Cola Zero e Guaraná Antarctica, foi listado como possivelmente cancerígeno pela Iarc (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), braço de pesquisa sobre câncer da OMS.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Defensores dos refrigerantes zero apontam para vários benefícios dessas bebidas. A principal vantagem é a redução significativa na ingestão de calorias que pode ser uma ferramenta útil para diabéticos, já que não causam picos nos níveis de glicose.

Se você está procurando reduzir a ingestão de açúcar ou controlar as calorias, a Coca-Cola Zero pode ser uma escolha mais adequada. Adoçantes artificiais: A Coca-Cola Zero usa adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame de potássio, para obter seu sabor doce sem calorias.

Para a nutricionista Bárbara de Bem, tanto o refrigerante comum como o zero podem ser prejudiciais: — Além dos corantes e aditivos comuns aos dois, o normal possui uma quantidade relevante de açúcar. Já o diet, apesar de não ter açúcar, possui adoçantes artificiais na sua composição.

A recomendação da OMS é ingerir, no máximo, 50g de açúcar por dia. No entanto, o ideal para a saúde seria consumir apenas 25g de açúcar diariamente. Um copo de 200ml de refrigerante tem entre 10g e 22g de açúcar.

Aprenda algumas dicas de como parar de tomar refrigerante

  1. 3.1. Beba mais água.
  2. 3.2. Afaste-se do refrigerante.
  3. 3.3. Evite ficar com fome.
  4. 3.4. Opte por um doce doce saudável.
  5. 3.5. Tente gerenciar seus níveis de estresse.
  6. 3.6. Experimente uma alternativa ao refrigerante.
  7. 3.7. Crie um sistema de suporte.
  8. 3.8. Misture água.

o aspartame

Adoçante usado pela Coca deve ser declarado como "cancerígeno". Uma reportagem publicada no fim de junho pela Reuters revelou que o aspartame, adoçante artificial usado na Coca Sem Açúcar, será declarado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como "possivelmente cancerígeno".

Embora seja aceitável permitir-se uma indulgência ocasional, é importante ressaltar que o consumo regular de refrigerantes não é recomendado para quem busca resultados satisfatórios na academia.

O zero, porém, tem maior quantidade de sódio, para mascarar o gosto dos aditivos edulcorantes. São 70 mg a cada meio litro, contra 25 mg do normal. A OMS recomenda um consumo máximo diário de 2 g (2.000 mg).

Posso tomar refrigerante zero nas refeições ou isso atrapalha a dieta? - Suzana, por email. Essa não é uma boa ideia. Por mais que o refrigerante zero não engorde —já que não contém calorias nem açúcares—, tomar a bebida regularmente não é indicado para quem busca uma alimentação saudável.