Estou com a menstruação atrasada e corrimento branco?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

Corrimento no início da gravidez é normal
Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

Deixe para pensar em nidação somente após o período de atraso menstrual e se houver suspeita de gravidez. E se você perceber a presença desse corrimento branco pastoso, tipo uma pomada depois que a menstruação desceu, isso pode ser apenas um sinal de que houve ovulação.

O atraso menstrual com corrimento pode ser causado por diversos fatores. Se o corrimento for claro e não houver sintomas de vaginite (inflamação vaginal), como dor, ardência, coceira, corrimento purulento ou cheiro desagradável, o mais provável são as alterações hormonais, sendo a gravidez a principal hipótese.

Corrimento branco leitoso ou claro com consistência clara de ovo é normal e saudável. O corrimento também pode mudar de cor e cheiro. Secreção com cheiro ruim, coceira, descoloração (amarelo, verde ou cinza) ou consistência espessa pode ser um sinal de infecção e você deve ligar para o seu médico.

Secreção esbranquiçada é normal, desde que não venha acompanhada de sintomas como dor e coceira. Talvez você já tenha percebido na calcinha um corrimento levemente esbranquiçado, sem cheiro. A secreção pode vir acompanhada de um pequeno inchaço e um aumento de sensibilidade no abdômen.

A secreção vaginal muda em cada fase do ciclo e é, muitas vezes, um bom indicador do período fértil. “Perto da ovulação, o colo do útero produz mais muco cervical. A secreção vaginal passa a ter uma textura parecida com a clara de ovo cru para aumentar a chance de fecundação”, explica a Dra.

Corrimento vaginal mais espesso: o corrimento que se forma pode ser mais espesso do que o normal, podendo ser de cor esbranquiçada; Cólica e inchaço abdominal: a fecundação do óvulo resulta em um aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica, o que pode causar desconforto e cólicas de intensidade média.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Em geral, esse corrimento acontece entre seis e sete dias após a fecundação. Esse processo de fixação do embrião na parede uterina ocorre em todas as gestações, sejam as que ocorrem de forma natural ou as decorrentes de tratamentos de reprodução humana assistida.

Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido. Assim, desde o início do primeiro trimestre, a grávida tem um corrimento que pode ser normal.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

O primeiro dia em que a menstruação veio é o dia 1. Então você conta quantos dias se passaram até o dia da próxima menstruação. Em média, na maioria das mulheres, esse período é de 28 dias. Ou seja, se você ficou menstruada no dia 01/01 deverá menstruar novamente por volta do dia 29/01.