Em que ano surgiu a internet nos Estados Unidos?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

1969

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano.

1969

A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.

A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos.

Cientistas reconhecidos
Tim Berners-Lee deu uma contribuição tão imensa para a humanidade que o fez receber o título de cavaleiro da rainha da Inglaterra em 2003. Atualmente, ele é professor na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e no Massachusetts Institute of Technology, nos EUA.

Anos 70-80: Surge o termo Internet
O uso do termo “Internet” para uma rede TCP/IP global se deu em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, assinada por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.

A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo. Essa popularização aconteceu com o surgimento de novos browsers ou navegadores e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Hedy Lamarr, mulher que inventou o WiFi, era austríaca e se refugiou nos Estados Unidos. Segundo a história, Lamarr conheceu o compositor George Antheil em uma festa, em 1940.

Em 1989, o órgão dos Estados Unidos responsável pelas telecomunicações autorizou o uso de três faixas de frequência para o desenvolvimento de um padrão que se tornaria futuramente o Wi-Fi.

maio de 1995

A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.

A expansão da Internet de banda larga nos Estados Unidos da América está aproximadamente no mesmo nível que a média da UE. Cerca de 92% de todos os habitantes têm acesso à Internet. Cerca de 38% têm sua própria conexão rápida à Internet, que é pelo menos mais rápida que a antiga RDSI (mais de 256 kBit/s).

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

Em 29 de outubro de 1969, Leonard Kleinrock e Charley Kline enviaram ao pesquisador da Universidade de Stanford Bill Duval uma mensagem de duas letras: “lo.” A mensagem pretendida, a palavra completa “login”, tinha sido truncada por uma pane no computador.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa.