O que são os meios digitais?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A mídia digital é inteiramente composta por códigos numéricos ou dígitos (daí o termo digital), ao contrário da mídia analógica que depende de uma série de aparatos físicos para gravação e reprodução. Os canais de comunicação online como sites, blogs e redes sociais são o principal exemplo de mídia digital.

Mídia Digital é toda comunicação feita através da Internet. Portanto, banners em sites, anúncios pagos feito através do Facebook, comerciais que antecedem vídeos no Youtube, Links Patrocinados e Anúncios feitos no Instagram, são alguns dos exemplos de Mídia Digital.

Quando falamos de tipos de mídias digitais, estamos nos referindo aos conteúdos que têm o seu funcionamento e distribuição baseados na internet. Nesse cenário, enquadram-se, por exemplo: redes sociais, blogs e vídeos no YouTube.

O QUE SÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS? Meios de comunicação digitais são um conjunto de ferramentas e processos que possibilitam a comunicação digital. Estas ferramentas são os softwares e os hardwares envolvidos neste tipo de comunicação.

Para estabelecer o melhor plano de marketing, você precisa entender o papel de cada uma das 4 mídias: própria, social, espontânea e paga. O conceito do all line se torna fundamental porque o público que você quer atingir pode até não estar na internet, mas os influenciadores dele certamente estão.

O objeto digital simples é o objeto de um único arquivo, por exemplo, de um documento em um único arquivo PDF; e o objeto digital composto é o objeto formado por vários arquivos, por exemplo, uma página web composta por arquivos de imagem e vídeo.

De modo geral, as Mídias Digitais podem ser classificadas entre mídia paga, mídia ganha e mídia própria. Entenda a seguir como funciona cada uma delas, quais são suas principais ferramentas e como elas atuam dentro da estratégia de divulgação de uma empresa.

Essa forma de trabalho de gerar conteúdo, tem como principal função em criar um relacionamento com os usuários, principalmente quando falamos de redes sociais. Mídia Digital tem um enorme leque de funcionalidades, ferramentas e técnicas para divulgação de empresas ou marcas.

Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais, como foi o caso do e-commerce.

No contexto digital, é uma Mídia Social que conecta pessoas por meio de interesses em comum, e fortalece estas relações. É um meio que permite a comunicação em massa (Mídia) com o adicional de relacionamento (rede). Toda Rede Social da internet é uma Mídia Social.

Classmates (1995) e SixDegrees (1997)
Nele era possível criar um perfil, enviar mensagens privadas, publicar em murais para que outras pessoas pudessem ter acesso e “adicionar” amigos, por isso o SixDegrees ficou conhecido como a primeira rede social da história.

Mídia própria pode ser considerada todo tipo de mídia de autoria própria. Ou seja: site, blog, perfis em redes sociais, loja virtual, etc. Ela representa o que a empresa tem controle (postagens, stories, etc.).

Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.

São exemplos de mídias: TV, vídeo, rádio, material impresso, internet. Cabe destacar que uma mídia pode estar tanto na forma analógica quanto digital.

Dividimos elas em três categorias principais, facilitando a compreensão dos exemplos daremos em seguida.

  1. Mídia paga. Ao tratarmos de publicidade, mídia paga é o que mais nos vêm à cabeça. ...
  2. Mídia espontânea. É também conhecida como o famoso “boca a boca”. ...
  3. Mídia própria.

As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a ...