Qual a diferença entre uma máquina simples e uma máquina térmica?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 2 votos

Catalogou os primeiros instrumentos chamados de máquinas simples: a alavanca, a roda e eixo, a roldana, a cunha e a rosca. A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho.

Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores . Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.

Máquinas térmicas são dispositivos capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico. Toda máquina térmica necessita de uma fonte de calor e de uma substância de trabalho capaz de ter o seu volume modificado e, consequentemente, movimentar algum mecanismo, como válvulas ou pistões.

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor.

Se as máquinas térmicas utilizam a energia térmica para realizar trabalho e obter energia mecânica, as máquinas térmicas invertidas realizam um trabalho a fim de movimentar um gás que irá transportar energia térmica em forma de calor de um ponto a outro de um sistema.

As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. A idéia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.

E deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas simples:

  • ALAVANCA.
  • ROLDANA.
  • PLANO INCLINADO.

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias.

A principal vantagem é que as usinas térmicas podem ser construídas com maior rapidez e próximas às regiões de consumo, resultando assim economia no custo das linhas de transmissão. Outro ponto positivo é o uso do gás natural como alternativa menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

As máquinas térmicas são artefatos que transformam energia térmica (calor) em energia mecânica (movimento).

As máquinas térmicas estão presentes em nosso dia a dia e são fundamentais para o funcionamento de diversas tecnologias, como: motores de combustão interna – motores movidos a gasolina, álcool, diesel, GLP e querosene, máquinas movidas a vapor como: locomotivas, máquinas de tecer e usinas termoelétricas, refrigeradores ...

O primeiro projeto bem-sucedido de máquina térmica foi o do inglês, engenheiro militar, Capitão Thomas Savery desenvolvido em 1698, servindo como uma bomba d'água. Sua construção tentava resolver um problema na época: bombear água das minas de carvão bastante profundas já que estas eram constantemente inundadas.

No século 18, James Watt revolucionou esse campo ao criar máquinas térmicas com a maior potência da época. O funcionamento de tais máquinas depende de uma fonte quente, a qual irá fornecer calor para a máquina, que por sua vez, irá converter parte do calor em trabalho e o resto irá ceder para a fonte fria.

As máquinas térmicas também podem ser classificadas em: combustão interna e combustão externa. Na máquina de combustão externa o fluído de trabalho é completamente separado do ar e do combustível. O calor da combustão é transferido para o fluído de trabalho através de trocadores de calor.

As vantagens das termelétricas incluem uma fácil instalação e redução de custo em sua construção, além de não necessitarem de elementos naturais, como água e o vento, como ocorre com as usinas eólicas e hidrelétricas. As desvantagens estão no impacto ambiental, como desmatamento, poluição e a emissão de gases.

Esses combustíveis, em sua combustão, ao serem utilizados em máquinas térmicas e veículos automotores, lançam grande quantidade de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, fazendo destes os grandes vilões no que se refere ao aquecimento global e efeito estufa.