Como a internet foi criada sem internet?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A única maneira de se comunicar digitalmente antes de sua criação foi inventada em 1840 com o telégrafo, que emitia sinais elétricos que viajavam por cabos conectados entre dois pontos usando o código Morse para interpretar a informação.

Todo conteúdo e informação seriam limitados e muito difíceis de encontrar, tendo como meio de pesquisa apenas jornais, revistas, TVs, rádios e livros. Seria mais difícil para se diferenciar no mercado de trabalho, muitos que trabalham em prol da internet, não estariam onde estão hoje.

Com o intuito de facilitar a troca de informações, pois temiam ataques dos soviéticos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA - Advanced Research Projects Agency) criou um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, a fim de facilitar as estratégias de guerra.

Em 1989, Tim Berners-Lee usaria a estrutura desses protocolos como base para propor a World Wide Web (WWW), um sistema que permite que computadores acessem endereços de Internet e compartilhem dados pela rede, dando à Internet aquela que se tornaria a sua face mais "comercial" e aberta ao grande público.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.

É bom lembrar logo de início que, em termos globais, há milhões de pessoas que não tem acesso à internet. Aliás, a maioria delas não têm nem mesmo acesso aos elementos mais básicos: habitação, alimentação, vestuário. Então, a resposta mais simples é sim, é possível viver sem internet.

A vida antes da internet podia ser tediosa para as crianças. Entre brincar ao ar livre ou ir para a escola, a maioria não tinha muitos afazeres para ficarem ocupados. Isso se não contarmos com a programação infantil. Na época, era comum que a TV aberta exibisse desenhos animados nas manhãs de sábado e domingo.

A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.

A internet surgiu em 1969 com o nome de ARPANET com a empresa Arpa (Advanced Research and Projects Agency). Ela foi herdada de pesquisas anteriores feitas pelos militares americanos na época da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Sociedade da Internet

A Internet é simplesmente uma rede de redes grandes, médias e pequenas. Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

A internet discada era uma forma de se conectar à internet nos anos 90 que consistia no tráfego de dados através de uma linha telefônica. Por isso, era preciso ter um telefone fixo em casa e contratar os serviços de um provedor que poderia ser pago ou gratuito.

Arpanet, o embrião da internet
Lawrence Roberts foi responsável pelo desenvolvimento de redes de computadores na ARPA, trabalhando com o cientista Leonard Kleinrock. Roberts foi a primeira pessoa a conectar dois computadores.

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

A sigla "www" se refere a World Wide Web ou, em português, rede de alcance mundial. É a sigla para um sistema interligado de arquivos e informações. Ele estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação e organização dos dados na rede mundial virtual.