Qual o formato de áudio para podcast?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Geralmente os formatos MP3 e WAV são aceitos pela maioria dos dispositivos e ferramentas, mas dependendo do tamanho do episódio do seu podcast, os arquivos WAV ou outro tipo que não tem compactação, ficam grandes demais.

bate-papo

Definitivamente, o podcast em formato de “bate-papo” ou de “papo de bar” é o mais comum entre os podcasts. Temáticas variadas são discutidas entre pessoas diferentes, em episódios que podem contar com dois, três ou até uma dezena de participantes – que podem ser fixos ou convidados.

Os mais comuns são o MP3, MP4 e WAV, sendo que cada um, além de ter compatibilidades específicas, oferece vantagens e desvantagens. Um aspecto importante com relação aos formatos de áudio está relacionado com a compressão.

Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil.

O UOL e a Exame disseram que o Flow é notável por seu estilo informal, assemelhando-se a uma "conversa de bar". O podcast tem um canal de cortes, que contém apenas trechos dos episódios.

Importante: o Spotify trabalha apenas com os formatos de arquivos *. mp3, *. mp4 (se não houver vídeo) e *. m4p.

Se você deseja a mais alta qualidade e não se importa com o tamanho do arquivo, escolha o formato WAV. WAV é para profissionais de áudio. Para compartilhar e reproduzir seu áudio em várias plataformas, e não se preocupe com a perda de som, um formato de áudio MP3 é adequado para você.

A principal diferença entre estes dois formatos é a compressão. Os arquivos WAV são descomprimidos, o que é ótimo para edição áudio. No entanto, os arquivos WAV também ocupam muito espaço. Os arquivos FLAC são comprimidos, ocupando menos espaço do que os WAV e são mais adequados para o armazenamento de música.

Atualmente o padrão de compressão mais difundido é o MP3. MP3 significa MPEG-1 Layer-3 (3o camada), onde MPEG significa "Motion Picture Experts Group". Com relação ao MPEG, existem dois padrões: MPEG-1 e MPEG-2. Ambos utilizam a mesma família de codificadores de áudio.

WAV é uma extensão/formato para salvar os arquivos de áudio. É uma aplicação (subconjunto) do Resource Interchange File Format (RIFF) para armazenar arquivos de áudio digital. O WAV tem uma grande semelhança com os formatos 8SVX e AIFF. O formato de arquivo WAV foi, e ainda é, o melhor formato padrão para CDs de áudio.

Em geral, a frequência mais baixa que conseguimos ouvir — o som mais grave — é em torno de 20 Hz (ou 20 vinte oscilações de onda por segundo); e a mais alta — o som mais agudo —, em torno de 20 kHz (ou 20.000 oscilações por segundo).

Embora ambos sejam formatos de áudio, eles não são iguais. MP3 é famoso por seu tamanho e suporte em mais dispositivos. No entanto, o M4A oferece melhor qualidade por causa da tecnologia por trás dele, que mantém a qualidade alta, mas o tamanho é baixo.

Os arquivos MP3 com a melhor qualidade possível têm uma taxa de 320 kbps, ou 320 quilobits por segundo. Isso significa que cada segundo de música desse arquivo tem 320 mil bits de informação.

Diretrizes de arquivo de áudio
Observe que uma faixa de áudio poderá ser reproduzida no YouTube somente se você optou por incluir essa faixa no programa AudioSwap do YouTube. Em geral, recomendamos o envio de áudio com a qualidade mais alta possível. Formatos de arquivo compatíveis: Áudio MP3 em contêiner MP3/WAV.

Para fazer um podcast, é preciso definir um assunto para o seu canal. Além disso, é importante ter roteiros bem definidos, um programa para edição do áudio e contar com uma plataforma de streaming para divulgação do episódio. Por fim, chamar especialistas para uma gravação, é uma dica de ouro para quem está começando.

Para criar um podcast é preciso de um mais que uma simples gravação. O ideal é o programa ter um planejamento e um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para gravação e edição (como Anchor) e uma boa distribuição nos agregadores de podcast e plataformas de streaming.