Quem criou o termo rede social?

Perguntado por: axavier2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

À Barnes é atribuído o primeiro uso do termo rede social (social network), quando, em 1954, começou a usá-lo, sistematicamente, para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados, quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais.

Precursor de redes como Orkut, Facebook e Instagram, o SixDegrees chegou a ter cerca de 3,5 milhões de usuários até seu fim, em 1999. Criada nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees tinha como objetivo estabelecer contatos e fazer conexões pela Internet.

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Responde a um modelo que tem referência em 1845 como um conjunto de pessoas unidas por um relacionamento de natureza social que, na forma de um esquema, constrói uma rede.

No Brasil, as redes sociais chegaram intensamente com a criação do Orkut, no ano de 2004, criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, seguido pelo Facebook, que chegou somente mais tarde no Brasil.

Redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações que se conectam com clientes, familiares, amigos e pessoas que compartilham seus interesses em comum.

Facebook

No cenário global, a figura muda e o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. Atualmente, a rede da Meta soma mais de 2,9 bilhões de contas cadastradas, seguida pelo Youtube, com 2,5 bilhões e só então o Instagram e o WhatsApp, empatados com 2 bilhões.

É um fato que os brasileiros adoram as redes sociais, mas talvez nenhuma delas tenha sido tão querida aqui quanto o Orkut, a rede de relacionamentos fundada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten em 2004.

Arpanet

Arpanet e a origem da internet
Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network).

Desde muito tempo, o ser humano sentiu a necessidade de compartilhar conhecimento e estabelecer relações com pessoas distantes. Na década de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteção e envio de dados.

À Barnes é atribuído o primeiro uso do termo rede social (social network), quando, em 1954, começou a usá-lo, sistematicamente, para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados, quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais. Nos EUA, em 1964, vivia-se o auge da guerra fria.

A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.