Eleicoes Teaser

O que acontece em caso de empate nas eleições

Quem é declarado vencedor? A disputa então será decidida pelo critério da idade, como explica o consultor do Senado, João Trindade. João Trindade - Nessas situações qualificar-se-á o candidato mais idoso, ou seja, nessa hipótese de haver um empate o candidato mais velho vai ser declarado vencedor.

... Ler mais

Quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência.

... Ler mais

Onde ver a contagem das urnas

Na expectativa para conhecer os candidatos eleitos nas Eleições 2022, eleitoras e eleitores podem verificar em tempo real a apuração dos resultados pela tela do celular. Basta baixar o aplicativo Resultados, criado pela Justiça Eleitoral e disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play.

... Ler mais

Que dia vai sair o resultado das eleições

No dia 2 de outubro do próximo ano, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro.

... Ler mais

Quantos mandatos O Lula pode ter

Ele indicou que não disputaria um eventual quarto mandato nas eleições de 2026. “Eu não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição.

... Ler mais

Quem está apoiando o Lula para o segundo turno

Quem apoia Lula no 2º turno das eleições 2022? A candidata a presidente Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

... Ler mais

Qual é o valor da multa mais cara

R$ 17.608

A infração mais grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) implica em multa de R$ 17.608, e se tornou conhecida no Brasil graças aos protestos ilegais que tomaram o país à época das eleições: a punição para quem paralisar a via sem permissão.

... Ler mais

Como ser juíza na Espanha

Na Espanha, com sua pioneira Escuela Judicial, os aspirantes a juiz têm que se submeter a um concurso público de dissertação oral e, em segui- da, farão um curso de dois anos em Barcelona. Na Alemanha, também não há eleições para juiz e nem há concurso público.

... Ler mais

Quanto tempo demora o processamento do empréstimo do Auxílio Brasil

Num movimento atípico, famílias de baixa renda que recebem Auxílio Brasil foram informadas pela Caixa que o dinheiro do consignado que contrataram só será depositado depois das eleições. O prazo inicial era de 48 horas, mas nesta semana o banco informou que o dinheiro só deve cair na conta em até 15 dias.

... Ler mais

Quantos votos precisa ter para ganhar no 2 turno

De acordo com esses dispositivos, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

... Ler mais

O que está por trás do silêncio de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou a reclusão e o silêncio após as eleições. Há um fator médico que justifica essa decisão: ele está com uma infecção na perna, segundo relatou o vice-presidente Hamilton Mourão.

... Ler mais

Como votar para presidente do Brasil estando na França

Nos dias 2 e 30 de outubro de 2022 haverá eleições no Brasil. No exterior, nas mesmas datas, os eleitores poderão votar para presidente da República. Para votar no exterior, o eleitor deve estar regularmente inscrito na jurisdição eleitoral de seu domicílio e estar em dia com suas obrigações eleitorais.

... Ler mais

Quais são os direitos políticos de um cidadão

No Brasil. No direito do Brasil, além do direito de voto em eleições (que compreende o direito de votar), também constituem direitos políticos o direito de voto em plebiscitos e referendos, o direito de iniciativa popular e o direito de organizar e participar de partidos políticos.

... Ler mais

O que é a onda rosa

Guinada à esquerda, virada à esquerda, onda rosa, maré rosa ou pós-neoliberalismo designa o fenômeno político sul-americano do início do século XXI de ascensão à liderança dos políticos de esquerda, por meio de eleições, em contraposição às lideranças políticas da década de 1990 que promoveram reformas neoliberais e o ...

... Ler mais

O que caracterizou o fascismo italiano

A ideologia fascista se caracteriza pelo totalitarismo, a defesa um governo forte e centralizado, onde não existem partidos políticos, eleições ou parlamento. Também era contra as ideias socialistas, liberais e democráticas.

... Ler mais

Quem é o candidato da direita na Argentina

Quem é Javier Milei, candidato de extrema direita que sai na frente nas eleições da Argentina.

... Ler mais

Sou obrigado a votar no segundo turno

Sim, o fato de a eleitora ou o eleitor não ter comparecido ao 1º turno não gera impedimento ao exercício do voto no 2º turno das eleições (caso haja).

... Ler mais

Quem tá no EUA pode votar

Os cidadãos americanos no exterior têm garantido o direito de votar em eleições federais nos Estados Unidos. Por favor, note que você não pode simplesmente acessar um site e votar na última hora.

... Ler mais