Quanto tempo demora o processamento do empréstimo do Auxílio Brasil?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 12 votos

Num movimento atípico, famílias de baixa renda que recebem Auxílio Brasil foram informadas pela Caixa que o dinheiro do consignado que contrataram só será depositado depois das eleições. O prazo inicial era de 48 horas, mas nesta semana o banco informou que o dinheiro só deve cair na conta em até 15 dias.

O motivo, segundo a Caixa, é um “processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania”, disse o banco em nota.

Os beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram os pedidos de contratação do Consignado Auxílio aprovados na CAIXA desde o dia 24 receberão o dinheiro em até cinco dias úteis.

"Sua proposta de contrato está em análise e o resultado sai dentro de 48 horas. É só aguardar! Não precisa se preocupar, você vai receber o resultado por mensagem. Se aprovado, o dinheiro cai na conta que você recebe o benefício."

Segundo a Dataprev, o status “em processamento” indica que o requerimento foi processado e retido pelo Ministério para reprocessamento com dados mais atuais.

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média). Entretanto, dependendo da instituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente. Entenda como funciona a contratação e a liberação do crédito e quanto tempo demora para ter o dinheiro na sua conta.

No caso do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, o tempo prometido pela Caixa Econômica Federal era de 2 dias para a conclusão do processamento. Porém, ela não tem conseguido atender à alta demanda de contratações, e por isso o tempo de espera tem chegado até mesmo a 15 dias de processamento.

Em quanto tempo o dinheiro cai na conta? Se você é empreendedor PF e contratou pelo aplicativo “CAIXA Tem”, o dinheiro do empréstimo estará disponível na sua conta do aplicativo em até 1 hora após a contratação.

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Devido ao alto volume de solicitações, a CAIXA Econômica prorrogou o prazo para efetuar os depósitos, sendo o novo prazo de 2 a 15 dias úteis, se o empréstimo tiver sido feito do dia 25 de outubro em diante.

Para consultar, basta acessar o Meu INSS, pelo aplicativo para celular ou no site, clicar em extrato de empréstimo e selecionar o empréstimo que deseja consultar.

É possível realizar a consulta de maneira gratuita e fácil pela internet, através do site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da sua região.. A forma de consulta mais comum é pelo número do processo, o qual pode ser obtido junto ao seu advogado.